Biblioteca Tullio Ascarelli
A Biblioteca Tullio Ascarelli da Embaixada do Brasil em Roma tem grande potencial para contribuir à divulgação da cultura brasileira na Itália. Inaugurada em 1961 pelo Embaixador Hugo Gouthier, seu acervo conta atualmente com cerca de 10.000 volumes, que englobam clássicos da literatura brasileira e diversos outros temas relacionados ao Brasil. Seu primeiro diretor foi o poeta e escritor brasileiro Murilo Mendes.
Única biblioteca especializada em cultura brasileira no país, seu acervo é constantemente enriquecido mediante doações de obras em português e italiano. Destacam-se na coleção primeiras edições de romances clássicos, muitas das quais autografadas.
Atualmente, o público frequentador da biblioteca consiste em adultos, em grande parte estudantes de universidades italianas, alunos do Instituto Guimarães Rosa e brasileiros residentes na Itália que buscam manter contato com a língua e a cultura brasileiras. Entre os tópicos mais requisitados pelo público estão: literatura, sincretismo religioso, questões sociais, música popular brasileira, folclore e arquitetura.
Além do espaço destinado ao armazenamento dos livros, a biblioteca conta com sala de leitura com capacidade para oito usuários.
A biblioteca Tullio Ascarelli faz parte do Catálogo do Serviço Bibliotecário Nacional da Itália, acessível pelo endereço: https://opac.sbn.it/
Para efetuar a busca de um livro e saber se o mesmo se encontra na biblioteca, é necessário clicar em “filtri” e digitar “Biblioteca Tullio Ascarelli”.
Horário de funcionamento:
Contatos:
Sra. Marta Santanchè
tel. +39 06 683981
E-mail: biblioteca.roma@itamaraty.gov.br