Cooperação Técnica Brasil-Suriname
O Programa de Cooperação entre Brasil e Suriname tem como marco legal o Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica entre a República Federativa do Brasil e a República do Suriname, firmado em 22 de junho de 1976 e promulgado em 23 de novembro de 1976.
A cooperação técnica Brasil - Suriname possui uma das maiores carteiras de iniciativas coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Atendendo às demandas prioritárias do Governo surinamês, o programa de cooperação técnica bilateral busca a sinergia entre os projetos, muitos dos quais são voltados para aprimorar o uso eficiente e sustentável das riquezas naturais do Suriname baseado no princípio do benefício mútuo. As áreas dos projetos que compõem a atual pauta da cooperação técnica bilateral concentram-se na maioria em agricultura, além de fortalecimento institucional, educação, geologia, saúde e segurança cibernética.
A Embaixada coordena ainda ações que envolvem doações e assistência humanitária. A cooperação humanitária em consonância com a política externa do governo brasileiro, é guiada pelas demandas de cooperação e assistência de países e organismos e entidades internacionais que a solicitam. As iniciativas de cooperação humanitária são coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).