Linha do tempo
- Em 1983 o governo brasileiro enviou a diplomática chefiada pelo General Danilo Venturini, a “Missão Venturini”, por meio da qual foi viabilizada a aquisição de material militar, em especial, das viaturas de combate URUTU e CASCAVEL e o início de uma duradoura cooperação na área de defesa.
- Em 7 de junho de 1983 foi assinado o Decreto 88.370 de criação da Aditância das Forças Armadas no Suriname.
- O Coronel Roberto Hermes de Fontoura Fonseca assume, em 02 de fevereiro de 1984, a função de Primeiro Adido no Suriname.
- No ano de 1984 foi iniciada a cooperação de ensino militar com envio de militares surinameses para realizarem cursos e estágios nos estabelecimentos de ensino das Forças Armadas do Brasil, tais como: formação e aperfeiçoamento de oficiais; manutenção de viaturas mecanizadas; operações na selva; equipamentos de engenharia; paraquedismo; comunicação social; defesa cibernética; navegação fluvial; psicotécnica militar; instrutor de educação física; proteção de autoridades; preparação para missão de paz; oficial de máquinas; oficial de náutica; prevenção de acidentes aéreos; segurança de voo; desminagem; controlador de tráfego aéreo; e altos estudos militares. Até hoje, o Brasil recebeu cerca de 450 militares do Suriname em suas escolas militares para realizarem cursos e estágios da área de defesa.
- No ano de 1988 a cooperação de ensino foi intensificada com o envio de alunos e estagiários surinameses para o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), a fim de realizarem treinamento dos militares surinameses em técnicas de operações na selva para emprego durante a Guerra Interna.
- Em abril de 2008 foi assinado o Acordo de Defesa Brasil-Suriname (Projeto de Decreto Legislativo 1350/2008), por meio do qual a cooperação entre os dois países foi ainda mais fortalecida.
- Em 2010 foram iniciados os trabalhos da Assessoria Desportiva e doação de contêineres e em 2011 da Assessoria Militar em apoio ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Suriname (VOS).
- Em 2013 e 2015 foi realizada a repotencialização das viaturas mecanizadas URUTU e CASCAVEL.
- No ano de 2017 o Grupamento de Assessoramento Técnico do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil veio ao Suriname para prestar o apoio à formação do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do país amigo.
- Em 2019 foi realizada a Doação de coletes salva-vidas para a Marinha do Suriname.
- Nos anos de 2024 e 2025 ocorreu a cooperação de ensino militar da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em apoio ao Curso de Estado-Maior do Suriname.
Além das atividades listadas na linha do tempo, a Aditância tem realizado atividades diversas com o objetivo de manter e fortalecer o bom relacionamento com os militares do Suriname, tais como: intercâmbio anual com navio da Marinha do Brasil (Operação CARIBEX); promoção de torneios esportivos; realização de solenidades em datas comemorativas (Dias do Exército, da Marinha, do Soldado e do Marinheiro); realização de cursos de Língua Portuguesa para militares surinameses; realização de Encontros de Guerreiros de Selva; e condecoração de militares e civis que colaboram com a missão da Aditância.