Quem somos?
O Instituto Guimarães Rosa Maputo foi inaugurado em novembro de 1989, pelo então Ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira, que é seu patrono. Sua criação, que simbolizou um passo a mais em direção à integração cultural afro-brasileira, deu-se no âmbito do Acordo Geral de Cooperação entre o Brasil e Moçambique, firmado 1981.
Em outubro de 2008, em cerimônia solene com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, o antigo CEB foi rebatizado de Centro Cultural Brasil-Moçambique. A mudança de nome aplicou-se a todos os Centros Culturais mantidos por Embaixadas e Consulados do Brasil. A nova designação enfatizava a ampliação das atividades dos centros, que desenvolvem, paralelamente ao ensino da língua portuguesa, diversificada programação cultural.
A renomeação do Centro Cultural Brasil-Moçambique para unidade do Instituto Guimarães Rosa (IGR) em Maputo foi estabelecida em 2022, como consequência da aprovação da nova estrutura regimental do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). Criado pelo decreto nº 11.024, de 31/03/2022, o Instituto Guimarães Rosa em Brasília substituiu o antigo Departamento Cultural e Educacional (DCED) na gestão da diplomacia cultural brasileira e assumiu competências para empreender ações em três domínios: língua portuguesa, educação e cultura. Por meio de suas 24 unidades no exterior e com apoio da rede de embaixadas e consulados do Brasil no exterior, o Instituto Guimarães Rosa (IGR) elabora diretrizes para a promoção da língua portuguesa no exterior, promove a cooperação educacional internacional e fomenta a cultura brasileira.
O IGR é resultado do amadurecimento institucional e da experiência acumulada pelo Itamaraty na gestão da diplomacia cultural e educacional durante mais de 60 anos. O nome do instituto, ao homenagear o escritor e diplomata João Guimarães Rosa, reforça a importância da arte, da cultura e da língua como instrumentos de política externa. A criação do IGR também visou a conferir maior unidade às iniciativas culturais e educacionais do MRE ao redor do mundo, a padronizar a comunicação externa, além de permitir uma perspectiva global sobre as estratégias e ações desenvolvidas, favorecendo o estabelecimento de parcerias estratégicas de longo prazo.
Nesse contexto, o IGR Maputo (antigo CCBM - Centro Cultural Brasil Moçambique) tem a missão de apoiar ações de difusão cultural e de internacionalização das economias criativas brasileiras em Moçambique; de promover o ensino e o uso da lingua portuguesa localmente; e de fomentar a cooperação educacional entre instituições e estudantes brasileira(o)s e moçambican(o)s.
O IGR-Maputo está situado em Maputo, na Baixa da cidade, esquina das avenidas Karl Marx e 25 de Setembro, nº1728. Dispõe de amplo espaço físico de 1.162 m2, distribuído em dois pisos. O edifício dispõe de auditórios, biblioteca, galerias de arte, salas de ensino de português e espaço para aulas de capoeira. Saiba mais
Endereço :Av. 25 de Setembro, n°1728
Telefone: (258) 21-306840
E-mail: igr.maputo@itamaraty.gov.br
Saiba mais sobre a diplomacia cultural brasileira através do artigo publicado pela revista Interesse Nacional de 2022.
Equipe

