Documentos extraviados, furtados ou roubados
Confira no quadro abaixo o que fazer em caso de perda de documento brasileiro:
|
Documentos esquecidos ou entregues na Embaixada por terceiros |
A fim de verificar se seu documento está na Embaixada, encaminhe e-mail para consular.lusaca@itamaraty.gov.br |
|
Documentos perdidos em outros locais |
Contate a seção de achados e perdidos do local da perda ou a delegacia de polícia mais próxima. Caso não encontre, encaminhe e-mail para o setor consular, na eventualidade de o documento ter sido entregue na Embaixada: consular.lusaca@itamaraty.gov.br |
Documentos encontrados ou entregues na Embaixada por terceiros (correios, polícia, etc.) permanecerão no setor consular por 90 dias.
Após esse período, os documentos são encaminhados à sede dos Correios, em Brasília, onde ficam à disposição dos titulares por 60 dias (clique aqui).
Ao final desse prazo, os Correios encaminham os documentos a seus órgãos emissores. Os interessados devem, nesses casos, contatar diretamente esses órgãos para obter instruções sobre como reaver os documentos ou como solicitar a expedição de novos.
Caso não encontre seu documento, é recomendável fazer boletim de ocorrência online em “delegacia virtual”, como regra, do local de sua emissão no Brasil.
Se acreditar que seus documentos foram utilizados indevidamente, faça também o registro em uma delegacia de polícia local.
O Consulado ressalta que não recebe objetos pessoais ou documentos estrangeiros que tenham sido perdidos fora desta repartição consular. Nesses casos, contate a seção de achados e perdidos do local da perda ou a delegacia de polícia mais próxima.