A Embaixadora
Daniella Xavier Cesar nasceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em História da Política Externa, pela Universidade de Brasília UnB com a tese “Vargas e Perón, política externa comparada”, tendo cursado também doutorado em história na New York University (NYU). Ingressou no Instituto Rio Branco, em 1997, obteve o diploma do Curso de Aperfeiçoamento Diplomático (CAD), em 2006, e do LX Curso de Altos Estudos (CAE), em 2015, com a tese "A Ação Externa da União Europeia e o Tratado de Lisboa: a construção do Serviço Europeu de Ação Externa".
Na Secretaria de Estado, trabalhou no Departamento do Serviço Exterior, como assistente na Divisão do Pessoal, no Departamento da Europa (DEU), como Chefe da DE III, e no Cerimonial, como Assistente e como chefe da Coordenação-Geral de Privilégios. No Escritório Regional do Rio de Janeiro (ERERIO) foi Coordenadora-Geral de Patrimônio e Acervos, na função de Diretora do Museu Histórico Diplomático.
Antes de ser designada como embaixadora do Brasil em Dacar e Banjul, exerceu funções nas representações do Brasil em Montevidéu, Quito, Lisboa, Pretória e Dar es Salaam.
Foi distinguida com a Medalha da Vitória pelo Ministério da Defesa, em 2010, com a Medalha do Mérito Santos Dumont pela Aeronáutica, em 2012, e com a Ordem de Rio Branco, no grau de comendador, em 2015.
É casada com o Diretor do Departamento da África, Ministro Antonio Augusto Martins Cesar, mãe de Gustavo, Sofia e Frederico Xavier Villafañe Santos e madrasta de Rafael e Sofia Reis Cesar.
