E-Consular - Perguntas Frequentes
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Para que serve o e-consular? Não seria mais fácil simplesmente ir à Embaixada e pedir o serviço consular no local?
Antes da implementação do e-consular, muitos brasileiros ao redor do mundo enfrentavam filas quilométricas para solicitar serviços consulares básicos como passaportes, legalização de documentos, registro civil e outros. O e-consular foi implementado para organizar as filas e oferecer tempo de planejamento de previsibilidade para o brasileiro no exterior, bem como ao estrangeiro demandante de serviços consulares. Com o sistema e-consular, a triagem prévia garante que o consulente compareça à Embaixada com documentos previamente aprovados. Evita-se, assim, o desgaste de receber apenas no balcão a informação de que será necessário retornar ao local para encontrar algum documento que estava faltando. Além disso, por funcionar por hora marcada, o e-consular evita que o brasileiro passe horas e horas nas filas sem garantias de receber o serviço consular solicitado. Por isso, o e-consular é elemento de previsibilidade útil ao consulente.
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Meu pedido no e-consular tem retornado constantemente. O que devo fazer?
Em primeiro lugar, tente prestar atenção nas mensagens que você tem recebido do operador do sistema. Nelas, você terá pistas sobre qual documento está faltando. Lembre-se que o e-consular existe para que você apresente previamente a documentação, de modo que não seja necessário retornar à Embaixada mais que uma vez. Cada serviço consular tem um conjunto de requisitos. Leia atentamente a cada um deles. Sem a confirmação de todos os documentos necessários, não será possível agendar vinda à Embaixada.
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Para que serve o e-consular? Não seria mais fácil simplesmente ir à Embaixada e pedir o serviço consular no local?