Agendamento de Serviços
Agendamento
A solicitação de serviços consulares presenciais ou pelo correio deverá ser feita pelo endereço ec-bangkok.itamaraty.gov.br
O sistema e-consular permite a pré-conferência, pela internet, da documentação necessária aos serviços consulares. O objetivo é garantir que o cidadão venha ao Setor Consular com toda a documentação necessária para o serviço solicitado, evitando a perda da viagem ou atrasos na prestação do serviço.
O sistema funciona em computadores e em telefones celulares. É possível usar a câmera do "smartphone" para enviar fotos da documentação. Após a solicitação concluída, o cidadão será alertado por e-mail quando a equipe do Setor Consular validar a documentação e autorizar o envio pelo correio ou o agendamento do atendimento presencial.
Normalmente, a mensagem de validação que autorizará o agendamento do serviço ou envio pelo correio é enviada em até sete dias úteis, mas, dependendo da demanda por serviços, pode ser necessário mais tempo para a análise.
Cancelamento de Agendamento
Caso seja necessário cancelar o agendamento de um serviço ou alterar a data, é necessário acessar o sistema e-consular e clicar na opção "cancelar agendamento".
Somente é possível remarcar o agendamento uma única vez. Caso o agendamento seja cancelado novamente, será necessário fazer uma nova solicitação do serviço.
O Setor Consular recomenda que, antes de se agendar um serviço, verifique se realmente poderá comparecer naquela data e horário.
Passo-a-Passo do sistema de agendamento
O sistema e-consular não oferece imediatamente as datas disponíveis para agendamento. Antes, o cidadão brasileiro deverá enviar pelo próprio sistema a documentação necessária para cada serviço. Quando a documentação for avaliada e estiver validada, será aberta a agenda para marcação do serviço. O tempo para validação do serviço varia conforme a demanda das solicitações.
1) Faça o login no sistema e-consular com seu e-mail.
2) Verifique seu e-mail: será enviada mensagem do e-consular. Acesse o link na mensagem de e-mail para entrar no sistema.
3) Escolha o serviço. Será aberto formulário eletrônico que solicitará as informações e documentação necessárias.
4) Preencha as informações e faça “upload” da documentação necessária, conforme exigido em cada campo do formulário eletrônico.
Dica: É mais fácil fazer o preenchimento e o "upload" das fotos dos documentos pelo telefone celular.
5) Finalize o serviço. Somente será possível finalizar o serviço quando todas as informações e os documentos forem inseridos.
6) Aguarde a resposta do Setor Consular. A equipe do Setor Consular enviará mensagem de validação ou solicitação de complementação de informações.
Atenção: a mensagem de validação não será imediata. Aguarde a comunicação do Setor Consular.
7) Caso o preenchimento do formulário eletrônico esteja incompleto, a equipe do Setor Consular enviará mensagem indicando o que está faltando. Repita os passos e providencie as informações demandadas.
8) Caso você receba mensagem de validação, sua solicitação foi aceita. Na mensagem haverá um link para acessar a agenda de serviços.
9) Agende seu serviço na data desejada.
Email do Setor Consular: consular.bangkok@itamaraty.gov.br
URGÊNCIAS CONSULARES (brasileiros em situação de emergência)
Fora do horário de funcionamento da Embaixada, o telefone do celular de Plantão Consular Whatsapp (+55 48 98813-1921) pode ser acionado para a assistência a brasileiros em situações de emergência (acidentes, mortes, prisões).