Camboja
Segurança
Em caso de problemas, recomenda-se que o visitante brasileiro entre em contato com a Polícia de Turismo do Camboja (telefone 012 942484), cujos membros falam inglês e têm a reputação de prestar atendimento diferenciado.
É relativamente alta a incidência de furtos de carteiras e bolsas. Deve-se ter especial cuidado ao tomar moto-táxis ou tuk-tuks carregando bolsas ou mochilas. Há registro de casos em que a motocicleta foi cercada por duas outras e a bolsa ou mochila foi puxada com violência, acarretando ferimentos sérios.
Sugere-se aos visitantes brasileiros deixarem seu passaporte em lugar seguro e terem consigo apenas uma cópia, que inclua a página com o visto de entrada cambojano.
É necessário cuidado especial com o trânsito nas ruas e rodovias, devido à possibilidade de comportamentos inesperados por parte de motoristas.
Em razão de choques armados entre a Tailândia e o Camboja nas regiões de fronteira, a Embaixada desaconselha idas às províncias tailandesas de Surin, Sisaket e Ubon Ratchathani, e às pronvícias cambojanas de Preah Vihear, Oddar Meanchey, e Banteay Meanchey.
Minas explosivas
Em todo o Camboja, no campo e em regiões de florestas, ainda existe o perigo de minas e bombas, especialmente nas províncias de Battambang, Banteay Meanchey, Pursat, Siem Reap e Kampong Thom. Turistas não devem caminhar em áreas de florestas nem em campos de arroz sem a companhia de guias locais. Áreas perto de pontes pequenas localizadas em estradas secundárias são especialmente perigosas. Nos templos mais distantes, localizados nas áreas rurais, deve-se caminhar somente nas áreas já limpas à volta das ruínas; nunca se aventurar em áreas mais afastadas.
Drogas
A posse e o tráfico de drogas estão sujeitos a penas severas, inclusive prisão perpétua
Vistos
A Embaixada não pode garantir a atualidade das informações abaixo e recomenda aos interessados que busquem confirmação junto às Embaixadas ou Consulados do Camboja.
A Embaixada tem conhecimento de que turistas ingressando no Camboja por terra ou pelos aeroportos de Phnom Pehn e de Siem Reap (cidade próxima às ruínas de Angkor Wat) podem obter visto no momento da chegada (Visa on Arrival). O passageiro deverá preencher formulário de visto distribuído durante o vôo ou disponível nos postos de fronteira, bem como ter consigo foto para anexar ao mesmo e a quantia de 30 dólares americanos para o pagamento da taxa do visto.
Para os demais casos, o visto poderá ser obtido junto à Embaixada do Camboja na Tailândia ou online, no site https://www.evisa.gov.kh/
Assistência médica
Em Phnom Penh, apenas para atendimento médico inicial no caso de emergência, foi indicado à Embaixada o International SOS Medical Centre – 161 St.51; Tel: 023 216911;
Website: www.internationalsos.com
Outro hospital poderia ser o Calmette Hospital – 3 Monivong Blvd; Tels: 023 426 948 / 023 724 891 / 012 912 947 / 016 585 108 / 092 858 434
Para a continuação do atendimento médico, porém, recomenda-se fortemente buscá-lo fora do país (eventualmente na vizinha Tailândia).
Aconselha-se que os visitantes brasileiros tenham seguro de viagem que inclua repatriação médica.
Outras informações úteis
O código de discagem internacional para o Camboja é 855.
Para discar para fora do país, ligue 007 ou 001 + código do país desejado + código de área + número.
Telefones úteis
Polícia – 117
Polícia de trânsito - 012 896 628
Bombeiros – 118 ou 012 786 693
Ambulância – 119
Aeroporto de Phnom Penh - 023 890 520
MobiTel Directory Assistance - 1200