Instalação de Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Argélia

No dia 22/03/2022, foi instalado, o Grupo Parlamentar de Amizade Argélia-Brasil. A cerimônia teve lugar na sede da Assembleia Popular Nacional da Argélia (APN) e foi presidida pelo senhor Salim Merah, Vice-Presidente da APN, com a presença do Embaixador da República Federativa do Brasil, Flavio Marega e de representante do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e da Comunidade Nacional no Exterior da Argélia.
O senhor Merrah afirmou que a instalação do grupo parlamentar represente um empreendimento para fortalecer as relações privilegiadas que unem os dois países, com a vontade de promovê-las para atingir um nível de excelência. Depois de salientar a importância deste grupo na promoção da cooperação parlamentar entre os dois países, o senhor Merrah expressou a disponibilidade da APN para garantir as condições adequadas e oferecer todas as oportunidades possíveis com o intuito de alcançar os objetivos para os quais o Grupo Parlamentar de Amizade foi criado, assegurando conferir uma nova dinâmica à diplomacia parlamentar.
Por outro lado, o Embaixador do Brasil saudou a instalação deste grupo parlamentar, susceptível de fortalecer a cooperação entre os dois países e favorecer sua expansão, principalmente, no setor econômico e na vertente agrícola, recordando as priviligiadas relações históricas que unem os dois países. O Embaixador Flavio Marega manifestou sua total disponibilidade para apoiar as atividades do Grupo Parlamentar de Amizade, e indicou a organização de visita dos membros do Grupo ao Brasil para reunir-se com seus homólogos brasileiros.
O presidente do Grupo, Mohamed Senouci, afirmou sua determinação a trabalhar no sentido de promover as relações firmes que unam os dois países e a participar para o fomento do diálogo, da concertação e da cooperação com o objetivo de atingir uma melhor aproximação e coordenação de posições em todos os níveis, e para alargar a cooperação à áreas mais amplas de interesses mútuos.
Nessa ocasião, o representante do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e da Comunidade Nacional no Exterior da Argélia lembrou as relações históricas que unem os dois países, na medida em que o Brasil foi um dos primeiros países que abriram suas embaixadas na Argélia, logo após a recuperação da soberania da Argélia em 1962, destacando uma aproximação dos pontos de vista entre os dois países em várias questões regionais e internacionais.
Fonte: https://www.aps.dz