Notícias
Representante Permanente do Brasil participa de evento sobre Mecanismo Amazônico dos Povos Indígenas da OTCA
O Embaixador Tovar da Silva Nunes, Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra, participou, em 17 de julho de 2025, do evento paralelo “Os desafios na consolidação do Mecanismo Amazônico dos Povos Indígenas da OTCA”, realizado no Palais des Nations, à margem da 18ª sessão do Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas (EMRIP).
A atividade foi organizada pela Missão Permanente da Bolívia, com apoio da Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Programa Amazônia+ e da Expertise France. O evento reuniu representantes de governos, lideranças indígenas e especialistas para debater os avanços e desafios no processo de estruturação do Mecanismo Amazônico dos Povos Indígenas, criado com base na Declaração de Belém adotada pelos Chefes de Estado da OTCA em agosto de 2023.
Em sua intervenção, o Embaixador Tovar destacou o compromisso do Brasil com a consolidação de uma governança amazônica mais inclusiva, equitativa e sustentável. Reafirmou o apoio brasileiro à criação de um espaço institucional de diálogo estruturado entre governos e povos indígenas da região e elogiou o papel de liderança exercido pela Bolívia na condução do grupo de trabalho responsável pela estruturação do Mecanismo.
O Embaixador sublinhou a importância de garantir a participação efetiva dos povos indígenas na futura instância, com paridade na composição, rotatividade de copresidências e inclusão ativa de mulheres e jovens indígenas. O evento representou uma oportunidade de intercâmbio de boas práticas e reafirmou o papel estratégico da cooperação regional para a promoção dos direitos coletivos dos povos indígenas amazônicos.

- Foto: Delbrasgen

