Notícias
Brasil participa de reunião do Grupo da Equidade sobre o Acordo de Pandemias da OMS
No dia 16 de julho, o Embaixador Tovar da Silva Nunes, Representante Permanente do Brasil e copresidente do grupo de trabalho intergovernamental do Acordo de Pandemias, participou de mais uma reunião do Grupo da Equidade, que reúne países em desenvolvimento comprometidos com a promoção de justiça e solidariedade nas negociações em saúde global que têm lugar em Genebra.
O encontro, na Missão das Filipinas, contou com a presença de 35 representantes de 22 missões, incluindo países da África, América Latina, Ásia e Oriente Médio. O Brasil defende que o futuro Anexo do Acordo de Pandemias sobre acesso a patógenos com potencial pandêmico e repartição de benefícios (PABS) deve ser claro, funcional e implementável, com o acesso a patógenos acompanhado de benefícios justos e equitativos, como compartilhamento de vacinas, terapêuticos e diagnósticos, além de transferência de tecnologia e fortalecimento de capacidades locais e regionais.
O Brasil reitera seu compromisso com uma resposta global mais equitativa às pandemias, guiada pela ciência, transparência e solidariedade.
