Organismos internacionais acompanhados pela Missão
O Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG) é a maior sede da ONU fora de Nova York e tem como base principal o Palácio das Nações, originalmente construído para hospedar a Liga das Nações. O UNOG abriga o Conselho de Direitos Humanos e diversas agências especializadas, como o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Ademais, localizam-se em Genebra outros organismos fundamentais para a governança internacional, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por coordenar esforços globais em saúde pública, e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que promove normas trabalhistas e direitos humanos no trabalho. Segue, abaixo, lista dos organismos internacionais acompanhados pela Missão Permanente em Genebra:
DIREITOS HUMANOS:
Conselho de Direitos Humanos (CDH)
O Conselho de Direitos Humanos é o principal órgão intergovernamental das Nações Unidas responsável por questões de direitos humanos. Estabelecido em 2006 pela Assembleia Geral, seu objetivo é fortalecer a promoção e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo. O Conselho é instância multilateral para a discussão de violações de direitos humanos e situações específicas em diferentes países sejam discutidas. Os 47 países que compõem o CDH atuam na resposta a emergências de direitos humanos e faz recomendações sobre como melhorar a implementação de políticas favoráveis aos direitos humanos. O Brasil é membro titular até 2026.
Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (EACDH)
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, criado em 1993, trabalha com governos, organizações da sociedade civil e outras agências da ONU, com o objetivo de monitorar e relatar violações de direitos humanos, fornecer assistência técnica e assessoria aos países e promover a educação e a conscientização sobre os direitos humanos. O EACDH também apoia os mecanismos da ONU relacionados ao tema, como os relatórios e as investigações.
HUMANITÁRIO:
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados é uma agência da ONU criada em 1950 com o objetivo de proteger e apoiar refugiados, deslocados internos, apátridas e pessoas forçadas a deixar suas casas devido a conflitos, perseguições ou desastres. Sua missão inclui garantir direitos básicos, oferecer assistência emergencial e buscar soluções duradouras, como repatriação voluntária, integração local ou reassentamento em outros países.
Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA)
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, criado em 1991, tem a função de coordenar respostas humanitárias em crises causadas por conflitos, desastres naturais e outras emergências, de modo a permitir que a ajuda humanitária chegue de forma rápida e eficiente às pessoas em necessidade, promovendo a cooperação entre governos, organizações não-governamentais e entidades do sistema ONU. Além disso, o OCHA realiza avaliações de necessidades, mobiliza recursos e defende os direitos das populações afetadas, buscando minimizar o impacto das crises humanitárias no mundo.
Organização Internacional para as Migrações (OIM)
Fundada em 1951, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) é a principal organização intergovernamental na área de migração. A OIM busca garantir a gestão ordenada e humana da migração, promovendo a cooperação internacional sobre questões migratórias, incluindo refugiados e pessoas deslocadas internamente. Passou a fazer parte do sistema das Nações Unidas em 2016.
Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização humanitária fundada em 1863 com o objetivo de proteger e ajudar as vítimas de conflitos armados e de outras situações de violência. O CICV é uma das organizações mais antigas e respeitadas no campo da assistência humanitária, e atua com base nos princípios da neutralidade, imparcialidade e independência.
Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV)
A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho coordena o socorro internacional prestado pelas Sociedades Nacionais às vítimas de catástrofes naturais, epidêmicas ou tecnológicas. Além disso, apoia o desenvolvimento dessas sociedades, auxiliando na implementação de projetos de preparação para desastres e no apoio a grupos vulneráveis em suas comunidades locais.
Plataforma de Deslocamentos em Situações de Desastres (PDD)
A Plataforma de Deslocamentos em Situações de Desastres é iniciativa que visa coordenar esforços para proteger as pessoas deslocadas devido a desastres naturais, como terremotos, tsunamis, inundações e secas. A plataforma busca fortalecer a resposta humanitária e promover soluções duradouras para aqueles afetados por tais deslocamentos, ao mesmo tempo em que aborda as causas subjacentes e os impactos desses deslocamentos, por meio do diálogo entre diversos atores, como agências da ONU, organizações não governamentais, governos e especialistas.
Agência da ONU para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR)
A Agência da ONU para Redução de Riscos de Desastres foi criada em 1999 com o objetivo de apoiar países e comunidades na redução dos riscos de desastres naturais e humanitários, promovendo estratégias de prevenção, mitigação e adaptação. A UNDRR coordena iniciativas globais como o Quadro de Sendai para Redução de Riscos de Desastres, que estabelece diretrizes e metas para reduzir perdas de vidas e danos econômicos causados por desastres.
SAÚDE:
Organização Mundial da Saúde (OMS)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma agência das Nações Unidas especializada em saúde pública global. Fundada em 1948, a OMS tem como principal objetivo promover a saúde e ajudar a garantir que todas as pessoas tenham acesso a cuidados de saúde adequados. A OMS desenvolve diretrizes e normas internacionais, além de fornecer suporte técnico aos países para implementar políticas de saúde eficazes. A organização também coordena a resposta a emergências sanitárias globais, como surtos de doenças infecciosas, e trabalha para melhorar os sistemas de saúde, fortalecer a capacitação em saúde pública e promover campanhas de conscientização.
Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS)
A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS), adotada em 2003, é o primeiro tratado internacional de saúde pública da história da Organização Mundial da Saúde (OMS) e constituiu resposta da Assembleia Mundial da Saúde à crescente epidemia do tabagismo em todo mundo. Marco histórico para a saúde pública mundial, a Convenção-Quadro da OMS determina a adoção de medidas intersetoriais nas áreas de propaganda, publicidade, patrocínio, advertências sanitárias, tabagismo passivo, tratamento de fumantes, comércio ilegal, preços e impostos.
Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS)
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) foi estabelecido em 1996 para liderar e coordenar os esforços globais na resposta à epidemia de HIV/AIDS. Sua missão é acabar com a AIDS como uma ameaça à saúde pública até 2030, promovendo a prevenção do HIV, o tratamento, o apoio e os direitos das pessoas afetadas pelo HIV/AIDS.
UNITAID
A Unitaid é organismo internacional concebido com o objetivo de promover soluções inovadoras e acessíveis para prevenir, diagnosticar e tratar doenças como HIV/AIDS, tuberculose, malária e, mais recentemente, outras condições de saúde, como a doença de Chagas. A Unitaid apoia projetos que buscam aumentar o acesso a medicamentos, diagnósticos e ferramentas de saúde para populações em países de baixa e média renda.
GAVI, Aliança para Vacinas
GAVI, a Aliança de Vacinas, é uma organização internacional fundada em 2000 com o objetivo de aumentar o acesso a vacinas em países em desenvolvimento, promovendo a equidade no acesso a vacinas. Os principais parceiros da organização são a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Banco Mundial e a Fundação Bill & Melinda Gates. Esses parceiros apoiam a Aliança por meio de expertise técnica, recursos financeiros ou facilitando a implementação de programas de vacinação e de melhoria de sistemas de saúde nos países em desenvolvimento.
Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC)
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês) é a agência especializada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), criada em 1965 com o objetivo de promover a colaboração internacional na pesquisa em câncer sempre com foco na prevenção da doença. Em suas atividades, a agência promove e coordena a pesquisa e a investigação científica em nível internacional, bem como oferece apoio às aos esforços de implementação de políticas eficazes para prevenção do câncer.
TRABALHO:
Organização Internacional do Trabalho (OIT)
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas para o mundo do trabalho. Fundada em 1919, ela reúne governos, empregadores e trabalhadores para promover uma abordagem centrada no ser humano para o futuro do trabalho, através da criação de empregos, dos direitos no trabalho, da proteção social e do diálogo social.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN)
A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) é um dos principais centros de pesquisa científica do mundo, especializado em física de partículas. Fundada em 1954 e com sede na fronteira entre a Suíça e a França, o CERN destaca-se por suas descobertas no campo da física fundamental e pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas.
Antecipador de Ciências e Diplomacia de Genebra (GESDA)
A criação do Antecipador de Ciência e Diplomacia de Genebra (GESDA) foi promovida pelo governo de Genebra, em 2019, com o objetivo de identificar avanços em ciência e tecnologia e avaliar seu impacto potencial na sociedade, ajudando formuladores de políticas, cientistas e líderes globais a se prepararem para desafios e oportunidades emergentes.
MEIO AMBIENTE E CLIMA:
Organização Meteorológica Mundial (OMM)
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) tem origem em entidade criada em 1873 para promover a cooperação entre os serviços meteorológicos de diferentes países, de modo a melhorar a previsão do tempo e a compreensão dos fenômenos meteorológicos. Atualmente, a OMM acompanha também temas como mudanças climáticas, monitoramento ambiental, gestão de desastres naturais, além de abrigar o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC)
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas é uma organização das Nações Unidas criada em 1988 com o objetivo de fornecer avaliações científicas sobre as mudanças climáticas, suas causas, impactos e possíveis soluções, servindo como base para políticas públicas e negociações internacionais.
Secretariado da Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas
O Secretariado da Convenção sobre Zonas Úmidas, também conhecido como Secretariado Ramsar, é o órgão que coordena a implementação da Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional, tratado intergovernamental que visa a conservação e o uso sustentável das zonas úmidas em todo o mundo. O nome Ramsar vem da cidade de Ramsar, localizada no Irã, onde a Convenção foi assinada em 2 de fevereiro de 1971.
Secretariado da Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito
O Secretariado da Convenção de Basileia sobre o Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito é o órgão responsável por coordenar e supervisionar a implementação da Convenção que, assinada em 1989 naquela cidade suíça, é um dos principais tratados internacionais que regula a gestão de resíduos perigosos.
Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado (PIC) Aplicado a Certos Agrotóxicos e Substâncias Químicas Perigosas Objeto de Comércio Internacional
A Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado (PIC) Aplicado a Certos Agrotóxicos e Substâncias Químicas Perigosas Objeto de Comércio Internacional, assinada na cidade holandesa de Roterdã, em 1998, objetiva o controle do movimento transfronteiriço de produtos químicos perigosos, baseado no princípio do consentimento prévio do país importador e na responsabilidade compartilhada no comércio internacional desses produtos.
Secretariado da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes
O Secretariado da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes é o órgão responsável por coordenar a implementação da convenção e apoiar os países signatários em seus esforços para eliminar ou reduzir o uso de poluentes orgânicos persistentes. A Convenção foi assinada na capital sueca em 2001 e busca proteger a saúde humana e o meio ambiente de substâncias que não são facilmente degradadas, são capazes de serem transportadas por longas distâncias pelo ar, água e solo, e de se acumularem em tecidos gordurosos dos organismos vivos.
Secretariado da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites)
O Secretariado CITES é o órgão responsável por coordenar e implementar a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), que visa regular o comércio de espécies de animais e plantas selvagens e combater o tráfico de vida selvagem. A convenção foi assinada em 1973 e atribui aos países produtores e consumidores sua parte na responsabilidade comum e estabelece mecanismos necessários para garantir a proteção das populações.
Secretariado da Convenção de Minamata sobre Mercúrio
O Secretariado da Convenção de Minamata coordena e apoia os esforços dos países signatários da Convenção de Minamata sobre Mercúrio, que, assinada em 2013, visa proteger a saúde humana e o meio ambiente dos impactos adversos do mercúrio. O nome da Convenção refere-se à cidade de Minamata, no Japão, onde uma grave contaminação por mercúrio ocorreu na década de 1950.
OUTROS:
União Interparlamentar (UIP)
A União Interparlamentar (UIP) foi fundada em 1889 com o objetivo de propiciar plataforma para que parlamentares de todo o mundo possam discutir questões de interesse comum. A UIP busca capacitar os parlamentos e parlamentares a promoverem a paz, a democracia e o desenvolvimento sustentável ao redor do mundo.
Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR)
O Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa é uma agência da ONU criada em 1963 com a missão de capacitar indivíduos, organizações e governos, especialmente em países em desenvolvimento, para enfrentar desafios globais. O UNITAR oferece treinamentos, workshops e cursos sobre temas como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, governança, paz e segurança, além de fornecer suporte técnico. Seu objetivo é fortalecer as habilidades e conhecimentos necessários para promover a paz, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e enfrentar crises globais com soluções eficazes.
The South Centre
O South Centre, organização intergovernamental estabelecida em 1995, atua como centro de pesquisa sobre temas de interesse dos países em desenvolvimento, com foco nos princípios de equidade, inclusão e desenvolvimento sustentável. O South Centre tem como objetivo promover os interesses comuns entre os países do Sul, ao mesmo tempo em que reconhece e reflete sua diversidade.