Orientação Jurídica e Assistência Psicológica
O Consulado-Geral do Brasil em Milão oferece atendimento psicológico gratuito em português, conduzido por profissional ítalo-brasileira, disponível a todos os cidadãos brasileiros que se encontrem em sua jurisdição. Os atendimentos podem ser realizados presencialmente, na sede do Consulado, ou por videoconferência, garantido o sigilo absoluto da profissional.
Para solicitar o agendamento, envie e-mail para assistencia.milao@itamaraty.gov.br.
O objetivo do serviço de assistência psicológica é incentivar o processo de integração e bem-estar dos cidadãos brasileiros que estão no norte da Itália através da escuta qualificada do sofrimento psicológico, que leva em consideração a dimensão cultural e o equilíbrio dinâmico de cada indivíduo.
O movimento de populações é um fenômeno tão antigo quanto a humanidade. No entanto, fica evidente nos dias de hoje uma intensa migração. São milhões de pessoas que vivem esta situação e os níveis de estresse excedem suas habilidades de adaptação. Suas vivências são de desamparo, isolamento, solidão, podendo desencadear experiências traumáticas de grande importância do ponto de vista psíquico. O trauma coletivo causado pela epidemia do Covid 19 representa uma confirmação destas experiências devastadoras.
A passagem de uma cultura para outra envolve importantes mudanças, sejam elas mais simples ou muito complexas do ponto de vista emocional. Uma nova língua a ser vivenciada, perda de referência e apoio, status social que se modifica, condiçôes inadequadas de trabalho e moradia. São questões que podem gerar uma maior vulnerabilidade, acarretando problemas de saude e distúrbios psicológicos importantes.
A psicoterapia, em situações interculturais, desempenha a função de ajudar a lidar com as dificuldades cotidianas encontradas, além de oferecer um trabalho específico e mais elaborado sobre questões psicológicas (trauma, medos, inseguranças etc.). A intervenção clínica proposta desempenha um papel privilegiado na escuta do que se refere ao país de origem, sobretudo em relação aos elementos culturais que compõem a identidade e se expressam através dos sintomas.