Português como língua de herança
O conceito Língua de Herança é fruto da estreita relação entre língua, identidade e cultura, uma vez que a herança que está sendo passada de uma geração a outra não corresponde apenas a habilidades linguísticas, mas também à cultura, aos costumes do país de origem do(s) pai(s) e aos valores familiares. Como uma língua minoritária, sua manutenção depende de esforços complexos sustentados pelo desejo familiar, pelo apoio da comunidade e instâncias governamentais e, sobretudo, pela profissionalização de educadores.
O Itamaraty tem desenvolvido iniciativas de apoio ao ensino de POLH no exterior. Exemplo disso é a publicação, pela FUNAG, da coleção “Propostas curriculares para ensino de português no exterior”, que contém fascículo dedicado ao ensino de português como língua de herança. Acesse aqui o material disponível.
O Consulado-Geral em Londres apoia as iniciativas de ensino de POLH sediadas no Reino Unido. São diversas iniciativas de ensino de português para crianças. As escolas estão relacionadas abaixo e, a maior parte, faz parte da organização POLH-UK. Conheça mais.
EbeCC – Escolinha do Brasil e Centro Cultural
Se você procura publicações em português, conheça a biblioteca virtual da FUNAG. Para livros infantis, conheça o trabalho do clube de leitura infantil, Clube Canto da Sabiá.
__________________________________________________