Declaração Consular Geral
ALERTA: a contratação de despachantes é uma decisão privada, sem nenhuma vinculação com o Consulado. Esclarecemos, ainda, que o Consulado não mantêm qualquer relação com intermediários e não corrobora ou recomenda sua atuação e que nenhuma cobrança é devida além das taxas publicadas neste site. Como as informações fornecidas nos sistemas são de responsabilidade civil e criminal exclusiva do requerente do serviço, desaconselhamos o uso de intermediários, principalmente aqueles sem procuração.
DECLARAÇÃO CONSULAR GERAL
Esse serviço é realizado somente por agendamento. Leia as informações e certifique-se de que possui todos os documentos antes de agendar, pois somente serão atendidos consulentes com documentação completa e pagamento efetuado.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Uma declaração consular é um documento em língua francesa feito pelo consulado, para uso na Suíça, caso haja necessidade de explicar alguma circunstância legal brasileira, tal qual regra de composição de nomes e regime de bens. Em hipótese alguma, será usada para substituir a apostila ou a tradução de um documento brasileiros.
FORMA DE SOLICITAÇÃO
Leia atentamente as informações abaixo, reúna a documentação e agende um horário para ir ao consulado solicitar o serviço.
No dia do agendamento, chegue 5 minutos antes e toque o interfone. Não toque o interfone nem a campainha antes de seu horário, de modo a não prejudicar os atendimentos em curso.
Documentos necessários (originais e cópias):
- documento brasileiro de identificação válido com foto;
- situação jurídica *:
- formulario de solicitação de declaração diversa preenchido (a ser assinada perante autoridade consular);
- Informar o número do CPF. Mesmo crianças devem ter CPF a partir de 2024. Se ainda não possuir, clique aqui; e
- comprovante original de pagamento de taxa consular.
Prazo de entrega:
- se a documentação estiver completa, o serviço ficará pronto ao final do atendimento.