Achados e Perdidos
INFORMAÇÕES GERAIS
Caso você tenha perdido algum item, siga os passos abaixo:
- Caso considere conveniente, solicite o bloqueio de todos os cartões e meios de pagamento que possam ser usados por terceiros.
- Retorne ao local e busque. Nos Países Baixos é comum que itens perdidos sejam deixados no mesmo lugar, para que o proprietário possa achá-los.
- Caso tenha perdido documentos pessoais, se possível, aguarde. Tais itens são frequentemente encaminhados pela polícia local ao Consulado. Ao recebermos seu documento, tentaremos entrar em contato para devolução.
DEVOLUÇÃO DE DOCUMENTOS
O prazo de guarda dos bens recebidos pelo Consulado é de 2 (dois) meses. Os documentos devem ser retirados no Consulado.
Para saber se seu documento foi entregue ao Consulado, envie mensagem para: cg.amsterdam@itamaraty.gov.br
Podem retirar itens encontrados:
- O proprietário;
- O representante legal ou outra pessoa que tenha autorização por escrito do titular; ou
- Os pais ou responsáveis (para menores de 18 anos).
ITENS PERDIDOS
ATENÇÃO: O Consulado apenas guardará documentos brasileiros. Documentos estrangeiros devem ser retirados na repartição consular do país que os emitiu.
Estando perdido o item ou não havendo tempo para aguardar buscas, o proprietário deverá fazer boletim de ocorrência na polícia local.
Artigos pessoais de brasileiros restituídos por autoridades locais, ou esquecidos no Consulado, serão armazenados pelo período de 2 (dois) meses. Se não forem reclamados nesse prazo, serão descartados.
PERDA DE PASSAPORTE
ATENÇÃO: Perda ou furto de documentos não são emergências consulares. Para obtenção de novo passaporte é necessário solicitar o serviço pelo sistema e-consular. Confira: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-amsterda/passaportes/passaporte-extraviado-furtado-ou-danificado