Notícias
Discurso da Sra. Secretária-Geral na Reunião Ministerial de Comércio do BRICS - Brasília, 21 de maio de 2025
Excelências,
Senhoras e senhores Ministros,
Boa tarde. Bem-vindos ao Palácio Itamaraty, sede do nosso Ministério das Relações Exteriores.
É um enorme prazer recebê-los para a Reunião Ministerial de Comércio do BRICS.
A presidência brasileira do BRICS é a segunda de uma sequência de três importantes presidências que o Brasil exercerá durante o Governo do Presidente Lula: o G20 em 2024, o BRICS e a COP em 2025.
O Governo brasileiro sabe a enorme responsabilidade que é presidir esses grupos. Por isso, recebemos do Presidente Lula a orientação para que nossas reuniões busquem sempre entregar resultados concretos para a população.
No BRICS, elencamos como prioridade temas que possam ter impacto direto na vida de nossos cidadãos, como a cooperação em saúde global, a mudança do clima, a governança da inteligência artificial e, naturalmente, a maior integração de nossas economias, com a facilitação do comércio e dos investimentos entre os países do BRICS.
Cientes dos grandes desafios atuais, ao assumirmos a presidência do BRICS, reafirmamos a necessidade de apoio das principais economias emergentes a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, com a OMC no seu centro.
Juntos, os países do BRICS representam quase metade da população e 40% do produto mundial, em paridade de poder de compra. Por outro lado, ainda somamos menos de 25% do comércio global. Essa discrepância só reforça a necessidade que temos de avançar na agenda de comércio.
Nesse sentido, a atualização e a renovação da estratégia quinquenal para a Parceria Econômica do BRICS constituirá um importante avanço na nossa cooperação entre os membros do BRICS.
A presidência brasileira buscou, assim, nas diversas instâncias de negociação, fortalecer e fazer avançar mecanismos que reduzam os custos de transação e facilitem os fluxos comerciais e de investimento entre os países do BRICS.
Um BRICS expandido multiplica as nossas oportunidades, mas traz também desafios. Estou segura de que a resposta aos desafios do momento atual envolve mais diálogo e mais comércio entre os países emergentes e do sul global.
Dessa forma, fortaleceremos não só o BRICS como um grupo, mas também o multilateralismo do sistema internacional, que tanto defendemos no BRICS.
Agradeço a todos a presença nesta reunião ministerial de comércio e desejo-lhes uma excelente reunião.
Muito obrigada.