Notícias
Discurso da Ministra, substituta, das Relações Exteriores na abertura da Exposição “Brasil-China: 50 anos"
Senhoras e senhores,
É com especial satisfação que inauguramos esta exposição, intitulada "Brasil-China: 50 anos de amizade e cooperação rumo ao desenvolvimento inclusivo e sustentável". A exposição marca, no Itamaraty, a comemoração de meio século do estabelecimento de relações diplomáticas entre duas grandes nações e a celebração da jornada conjunta de cooperação e amizade, que se fortaleceu ao longo desse tempo.
Há cinquenta anos, a República Federativa do Brasil e a República Popular da China decidiram trilhar juntas um caminho de entendimento e colaboração, superando distâncias geográficas, culturais e políticas, e formando laços baseados no respeito mútuo e na busca por objetivos comuns. Desde então, testemunhamos o desenvolvimento de nossas relações bilaterais, crescentemente multidimensionais e mutuamente benéficas.
O processo consistente de construção da nossa cooperação política, econômica, comercial, em investimentos, meio ambiente, desenvolvimento social e em ciência, tecnologia e inovação, foi relançado pelo Presidente Lula em sua visita de estado à China, em 2023. Na ocasião, renovou-se a confiança mútua, recobrou-se a alta importância de temas como combate à fome e a defesa do meio ambiente na pauta do nosso diálogo, lançou-se a exploração de convergências em novos espaços de interesse compartilhado e propiciou-se um patamar inédito de interações.
Brasil e China são Parceiros Estratégicos Globais, que conduzem suas políticas externas sempre em defesa dos seus respectivos interesses nacionais, de maneira autônoma e soberana.
Em que pese o legítimo interesse que despertam os aspectos econômico-comerciais do relacionamento bilateral, esta exposição procura, além desse tema importante, celebrar as muitas facetas da nossa parceria, mostrando ao público como ela tem contribuído para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
Vivemos tempos desafiadores, razão pela qual a cooperação internacional nunca foi tão necessária. Hoje, enquanto comemoramos meio século de amizade e cooperação, também olhamos para o futuro com esperança, ambição e determinação. Estou certa de que Brasil e China continuarão a abrir novos caminhos para o avanço da parceira, que em muito contribui para a paz, a prosperidade e o desenvolvimento sustentável.
Gostaria de expressar meu agradecimento a todas e todos que contribuíram para a realização desta exposição, no Itamaraty, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e no Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), bem como aos apoiadores e patrocinadores. Convido todas e todos a explorarem esta exposição e a refletirem sobre os frutos da nossa parceria e seu futuro promissor.
Muito obrigada.