Notícias
Discurso, através da televisão portuguesa, quando da conclusão dos acordos que integram a Comunidade Européia - Brasília, 10 de junho de 1985
Em nome do povo brasileiro, saúdo a Nação portuguesa no momento da conclusão dos Acordos que a integram a Comunidade Européia. O Brasil vê na participação de Portugal, nessa entidade internacional, o alargamento de sua influência sempre devotada às causas de cooperação e da harmonia entre os povos. Tudo que ocorre na vida portuguesa tem reflexos no Brasil. Pelas nossas raízes, pela nossa cultura, pela nossa história, pelo nosso destino comum, no presente e nos caminhos do futuro. Enriquecendo os elementos de diálogo da Comunidade Européia, a contribuição portuguesa será fiel à sua índole conciliatória e à sua vocação universalista.
Da parte do Brasil, espero o fortalecimento ainda maior dos laços singulares que unem brasileiros e portugueses. Agradeço o simpático convite para este pronunciamento e renovo a mensagem de profunda amizade fraternal do povo português.
(Texto reproduzido em conformidade com o acordo ortográfico vigente à época de sua publicação original)