Notícias
Discurso em almoço oferecido ao Senhor Nicolae Vacaroiu, Primeiro-Ministro da Roménia - Palácio Itamaraty. Brasília, 11 de maio de 1994
Senhor Primeiro-Ministro, É com grande satisfação que dou as boas-vindas a Vossa Excelência e à importante delegação que o acompanha em sua primeira vista ao Brasil. O Governo brasileiro sente-se reconhecido por esta manifestação de apreço da Roménia, país com o qual compartilhamos o desejo de estreitar os laços de amizade e cooperação que nos unem. A visita de Vossa Excelência representa a continuação de uma série de iniciativas, dentre as quais cito a vinda ao Brasil do Senhor Oliviú Gherman, Presidente do Senado da Roménia, e a do Senhor Cristian lónescu, Ministro do Comércio, em fevereiro de 1994, ocasião em que foi assinado o novo acordo de comércio e de cooperação económica entre nossos dois governos. Muito nos honra agora receber a visita do Chefe de Governo, que, com dinamismo e lucidez, tem conduzido o delicado processo de transição da Roménia. Formulo, pois, votos de que a visita de Vossa Excelência ao nosso país seja agradável e produtiva.
Senhor Primeiro-Ministro,
A aproximação entre o Brasil e a Roménia é favorecida pela cultura latina que nos é comum. Considero que as recentes transformações políticas e económicas na Roménia tendem a facilitar os contatos entre os setores governamentais e privados de ambos os países e a propiciar a dinamização das relações bilaterais. Também o abrangente programa de reformas económicas que empreendemos no Brasil tem tido impacto positivo na inserção crescente do País no comércio internacional e na comunidade econômico-fmanceira mundial. Vejo com confiança o futuro das relações entre o Brasil e a Roménia. O amplo quadro de acordos bilaterais e o potencial de cooperação política, comercial, científico-tecnológica e cultural permitem entrever o desenvolvimento positivo de nosso intercâmbio. Seja no campo económico, seja no campo político, a atuação externa do Brasil tem como objetivo último a construção de uma ordem internacional mais justa e democrática. Consideramos que o encaminhamento de soluções para as questões globais passa necessariamente pela democratização do processo decisório nos foros multilaterais. Por essa razão, propugnamos que a eventual reformulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas seja feita de forma democrática e leve em conta os interesses de todos os membros da organização. Envidamos, igualmente, esforços no sentido de consolidar os mecanismos de integração regional, em esquema de cooperação aberto a terceiros países e a outras associações multinacionais. É essa diretriz que preside o Mercosul e que tem assegurado seu bem-sucedido funcionamento. Senhor Primeiro-Ministro, A presença de Vossa Excelência em Brasília proporcionou a oportunidade de passarmos em revista os principais temas da agenda internacional, sobre a qual temos posições bastantes próximas. Permitiu, igualmente, ampla troca de informações sobre a presente conjuntura em nossos países, bem como a análise aprofundada das perspectivas de incremento das relações bilaterais em variados campos de atividade. Concomitantemente, nossos governos celebraram importantes instrumentos que deverão contribuir para o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e a Roménia. Temos diante de nós vasto campo para uma proveitosa atuação conjunta e estou certo de que saberemos encontrar caminhos criativos e inovadores para concretizar projetos e operações de interesse comum.
É com esse espírito construtivo que convido todos os presentes a erguerem um brinde pela saúde e felicidade de Vossa Excelência e dos ilustres membros de sua delegação, pelo desenvolvimento das relações bilaterais e pela crescente prosperidade e bem-estar do povo romeno.
Muito obrigado.