Notícias
Discurso 3a Sessão de Trabalho da Cúpula de Miami, sobre o tema Democracia - Miami, 14 de dezembro de 1994
Esta nossa reunião se distingue das duas cúpulas hemisféricas que há longos anos a antecederam, por partir de uma convergência política e económica sem precedentes. Hoje pisamos de norte a sul do Continente solo contínuo de liberdade política e de democracia.
Tal circunstância permite que nos reunamos para juntos concretizarmos os ideais comuns que expressamos na Declaração de Princípios, e traduzi-los, pelo Plano de Ação, em condições melhores de vida para nossos povos.
Muitos de nossos países realizaram eleições este ano, que transcorreram em normalidade e apresentaram resultados claros. No entanto, a este quadro político positivo ainda não se soma uma realidade econômica condizente com as necessidades de progresso e de bem-estar social.
A pobreza, às vezes extrema, é ainda uma das faces mais evidentes de muitas de nossas sociedades.
Não se pode duvidar de que a democracia se fortalece com o desenvolvimento, quando a população tem acesso à educação, ao emprego e desfruta de condições dignas de saúde, moradia e higiene.
Democracia e desenvolvimento desenham, assim, o círculo perfeito da valorização humana.
As ideias políticas que expressarmos nos documentos finais deste encontro orientarão a cooperação que passaremos a intensificar entre todos nós. É preciso que essas ideias reflitam de forma fiel as verdadeiras aspirações comuns. Entre elas sobressai o desejo de que nossas sociedades, em todos os níveis e regiões, usufruam de padrões de vida dignos.
A democracia e o desenvolvimento constituem a base para o pleno florescimento dos direitos humanos. O Plano de Ação que estamos aprovando indica com clareza que a qualidade da democracia será julgada pelos direitos de que realmente desfrutam os setores menos influentes da sociedade. Com base no acervo jurídico e político sobre proteção dos direitos humanos, vamos pôr em marcha esquemas de cooperação para implantar, a partir de iniciativas nacionais, programas concretos de promoção de tais direitos em nossos países.