Notícias
Discurso do Ministro Olavo Setúbal na solenidade de posse do Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima no cargo de Secretário-Geral
Reunimo-nos hoje para dar posse ao Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima no cargo de Secretário-Geral das Relações Exteriores Ao mesmo tempo, despedimo-nos do Embaixador Carlos Calero Rodrigues que assumirá dentro em breve a Chefia da Representação Especial Brasileira junto aos Órgãos Internacionais de Natureza Jurídica das Nações Unidas.
Sucedem-se na Secretaria Geral do Itamaraty dois funcionários representativos das melhores tradições de eficiência e espírito público desta Casa. Ao Embaixador Calero Rodrigues, formulamos votos de sucesso em sua nova missão. Estou certo de que dela se desincumbirá com o mesmo equilíbrio, segurança e serena competência que o credeciam à admiração de seus colegas.
Ao convidar o Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima para ocupar a Secretaria-Geral da Casa, visei incorporará minha gestão as qualidades de dinamismo e inovação que vêm caracterizando a trajetória deste brilhante diplomata. Bem sabem os Senhores o quanto deve o Ministério das Relações Exteriores â sua iniciativa renovadora, que tanto contribuiu para sintonizar a atividade diplomática brasileira com as premências dos novos tempos, e para colocar a Casa de Rio Branco, de maneira mais eficaz, a serviço do desenvolvimento económico do país. Nisto, aliás, nada mais fez ele que ser fiel, de forma atualizada, à lição viva do patrono desta Casa, que foi um homem profundamente atento ás realidades económicas das relações internacionais.
Estou certo de que nele terei o apoio seguro para a lealização da "Diplomacia para resultados" a que nos propomos. Seu conhecimento abrangente dos variados aspectos do funcionamento do Itamaraty, sua dedicação, sua correção, constituirão para mim preciosa aquisição. Com ele contarei de maneira decisiva para a condução da política externa e para o acompanhamento dos assuntos administrativos internos, que deverão merecer minha atenção direta tão logo tenha uma visão de conjunto dos seus diferentes aspectos e de suas implicações práticas. Tenho também certeza de que tanto o novo Ministro quanto o novo Secretário Geral contarão corri a participação ativa de todo o quadro altamente qualificado de funcionários diplomáticos e administrativos desta Casa.
Formulo, assim, a Vossa Excelência, Embaixador Flecha de Lima, os meus votos de êxito nas funções em que ora se investe. A eficácia do desempenho de Vossa Excelência será um fator importante para o êxito da política externa da nova República inaugurada pelo Presidente Tancredo Neves.
Muito obrigado.