Notícias
Discurso do Ministro Mauro Vieira por ocasião do almoço em homenagem a Suas Altezas Imperiais, Príncipe e Princesa Akishino do Japão – Brasília, 6 de novembro de 2015
É uma grande satisfação receber a visita de Suas Altezas Imperiais, Príncipe e Princesa Akishino, por ocasião da celebração dos 120 anos das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil.
Vossa Alteza, Príncipe Akishino, já nos havia honrado com sua visita em 1988, quando festejamos juntos os 80 anos da imigração japonesa no Brasil.
Neste ano, entre as várias atividades comemorativas dos 120 anos de nossa amizade está a publicação no Brasil de seus estudos zoológicos e ornitológicos.
Por mais de um século, Brasil e Japão construíram uma relação de grande relevância, cujo principal alicerce tem sido a dimensão humana.
Em 1908, o primeiro grupo de imigrantes japoneses embarcou em Kobe e, quase dois meses depois, chegou ao Porto de Santos. A imigração japonesa trouxe consigo valiosa contribuição para a formação da sociedade brasileira e para o seu progresso. Contribuição aqui representada pelos brasileiros de origem japonesa que hoje nos acompanham.
A união de nossas nações levou, décadas mais tarde, à imigração de brasileiros para o Japão, grande parcela dos quais de origem japonesa. A comunidade brasileira no Japão tem aportado importante contribuição para o estreitamento das relações entre o Brasil e o Japão.
Temos grande orgulho de abrigar no Brasil a maior comunidade japonesa no exterior e valorizamos o fato de que vive no Japão a terceira maior comunidade brasileira fora do País.
Altezas Imperiais,
Senhoras e Senhores,
Olhando para os 120 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, podemos fazer um balanço de grandes realizações.
Sobre a base desse componente humano, construímos um relacionamento de alta densidade econômica.
Nossa agenda econômica bilateral tem-se fortalecido com o tempo, o que se expressa no aumento dos fluxos de investimentos japoneses e no aumento no número de projetos em ciência, tecnologia e inovação.
Exemplo muito ilustrativo da capacidade que temos demonstrado de aproveitar o potencial da nossa parceria é o estabelecimento do sistema nipo-brasileiro de TV digital. Fruto de uma sinergia de esforços no campo da alta tecnologia, esse sistema é hoje adotado por quase toda a América do Sul e por países da América Central, da África e da Ásia, com benefícios econômicos claros para nossas empresas.
No plano político, também estamos unidos por fortes laços, assentados em valores comuns como a democracia, a defesa dos direitos humanos, a sustentabilidade ambiental e a defesa do multilateralismo. O entrosamento bilateral em temas internacionais se expressa de forma muito clara e eloquente em nossa ação conjunta no âmbito do G4, ao lado de Alemanha e Índia, que tem por objetivo promover a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e adaptá-lo à realidade e aos desafios deste século XXI.
A feliz circunstância de que o Brasil e o Japão serão os anfitriões dos próximos Jogos Olímpicos – em 2016, no Rio de Janeiro, e em 2020, em Tóquio – vem se somar aos demais fatores que concorrem para aprofundar a convergência de interesses e visões entre nossos países.
Ao olharmos para o futuro, vemos que as condições estão dadas para que Brasil e Japão se tornem parceiros cada vez mais próximos e atuantes. Essa percepção nos motivou a elevar nossas relações diplomáticas a uma Parceria Estratégica Global.
A visita de Suas Altezas Imperiais ao Brasil é um marco simbólico deste momento de renovação das relações entre nossos países, o que muito nos honra, alegra e estimula.
Em dezembro próximo, a Presidenta Dilma Rousseff realizará visita ao Japão e é seu firme propósito que a oportunidade abra novas avenidas nesta era que se renova, de cooperação e parceria.
É com espírito de celebração da história de uma grande amizade que proponho um brinde à saúde de Suas Altezas Imperiais, Príncipe e Princesa Akishino, e ao presente e o futuro do relacionamento entre o Brasil e o Japão.
Me permito ainda, à luz das relações especiais que unem nossos dois países, pedir a todos que se unam a mim para brindar à saúde de suas Majestades Imperiais o Imperador Akihito e a Imperatriz Michiko.