Notícias
Discurso do Ministro Mauro Vieira por ocasião da posse de novos Subsecretários-Gerais, do novo Diretor da ABC e de novos Chefes de Departamento – Brasília, 26 de agosto de 2015
Foto: Henrique Tavares, AIG/MRE
Foto: Henrique Tavares, AIG/MRE
É com grande satisfação que dou posse hoje aos Embaixadores Fernando Simas Magalhães como Subsecretário-Geral de Política I, Fernando José Marroni de Abreu como Subsecretário-Geral de Política III e Carlos Márcio Bicalho Cozendey como Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros.
Despeço-me nesta ocasião dos Embaixadores Carlos Antonio da Rocha Paranhos, Subsecretário-Geral de Política I, que agora assume nossa Embaixada junto ao Reino da Dinamarca e Ênio Cordeiro, Subsecretário de Assuntos Econômicos e Financeiros, que assume nossa Embaixada no México.
Dou posse também ao Embaixador João Almino de Souza Filho, como Diretor da Agência Brasileira de Cooperação; ao Ministro Antonio Alves Junior, como Diretor do Departamento da América Central e Caribe; ao Ministro Norberto Moretti, como Diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços; e à Ministra Paula Alves de Souza, como Diretora do Departamento do Serviço Exterior.
Trata-se aqui de uma das ocasiões tradicionais desta Casa. É o momento em que a instituição expressa às suas altas chefias a gratidão e o orgulho pelo trabalho realizado, ao mesmo tempo em que celebra sua capacidade de renovação. E aqui renovamos o que dá a esta Casa unidade, sentido de missão e competência: o seu capital humano. Capital humano que sempre fez e continua a fazer do Itamaraty uma instituição plenamente dedicada à realização dos interesses maiores do País.
Gostaria inicialmente de expressar, em nome da Presidenta Dilma Rousseff, a gratidão e o reconhecimento aos senhores Embaixadores. Agradeço aos que partem o trabalho incansável em áreas cruciais da nossa política externa. Aos que ora assumem novas e importantes funções, agradeço a disposição e o empenho que trazem a esta gestão.
Os diplomatas a quem dou posse ou de quem me despeço no dia de hoje têm trajetórias conhecidas e muito respeitadas no Itamaraty. Tenho a plena confiança de que seguirão demonstrando suas excepcionais qualidades profissionais nas novas e importantes tarefas que lhes foram atribuídas.
Nossa instituição, o País e o mundo passam por momento desafiador. Em todas as partes do globo, são cada vez mais complexos os desafios que temos de enfrentar. É justamente o renovado sentido de missão e de engajamento de todos nós, servidores do Itamaraty, que garante o sucesso de nosso trabalho como agentes da política externa brasileira.
Minha experiência na diplomacia e no Estado brasileiro ao longo de muitos anos ensinou-me a crer em nossa capacidade de construir, em meio às transformações internas e externas, uma instituição cada vez melhor, mais sólida e mais preparada para servir, como sempre serviu, ao Brasil.
O Itamaraty foi e continua a ser muito relevante para o Brasil porque sempre soube ler e compreender o País. Só assim pôde bem representar e defender seus interesses. Este foi o sentido que guiou nosso constante processo de aperfeiçoamento e modernização, indispensável também nos dias de hoje.
A política externa que temos buscado implementar tem o foco na obtenção de resultados concretos para o desenvolvimento do País. Lograremos tais resultados não apenas com o espírito de dever, mas também com um empenho renovado e com a criatividade e a capacidade de iniciativa que sempre marcaram os quadros desta instituição. Quero reiterar o meu compromisso e o compromisso do Secretário-Geral, Embaixador Sérgio Danese, de continuar a trabalhar para proporcionar a liderança, a orientação e os meios necessários para o bom exercício de nossas atribuições como integrantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Quero também reiterar meu reconhecimento aos servidores, na Secretaria de Estado e nos Postos, que têm colaborado com espírito solidário, lealdade e inteligência no desempenho de suas funções, em circunstâncias nem sempre fáceis.
Prezados colegas e amigos,
Os três Embaixadores que hoje tomam posse como Subsecretários-Gerais possuem talentos e qualidades que os talharam para as funções que agora assumem. Todos têm larga experiência nas áreas de atuação e contam com o respeito e a admiração dos funcionários desta Casa.
O Embaixador Fernando Simas Magalhães é um diplomata de conhecidas qualidades, dedicação e profissionalismo. Vindo há pouco de Quito, o Embaixador Simas Magalhães possui larga experiência na diplomacia política multilateral, tendo atuado em nossas missões junto à ONU em Nova York e à OEA em Washington. Suas habilidades diplomáticas, suas qualidades como negociador sempre proporcionaram resultados efetivos para o Brasil em todas essas frentes. Cabe-lhe agora, na SGAP I, assessorar-me em questões complexas da diplomacia multilateral, do nosso relacionamento com países europeus e com os EUA. São parcerias e interesses vitais para o Brasil, para cuja concretização estou certo de que contarei com o empenho e o aconselhamento do Embaixador Fernando Simas Magalhães.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao Embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos o excelente trabalho à frente da SGAP I nos últimos anos. O Embaixador Paranhos é um amigo próximo desde o início de nossas carreiras, e tivemos o prazer da convivência em muitas ocasiões. Como Embaixador no exterior e como SGAP-I, o Embaixador Paranhos sempre soube conduzir com destreza relacionamentos externos do Brasil de grande complexidade. O sucesso da recente visita da Presidenta Dilma Rousseff aos EUA e da visita da Chanceler Angela Merkel ao Brasil contaram com sua importante contribuição, dentre muitas outras missões desempenhadas. Desejo-lhe, Embaixador Paranhos, muitas felicidades e êxito em suas novas e importantes funções, que lhe forem confiadas pela Senhora Presidenta da República.
O Embaixador Fernando Abreu assume a SGAP III, que trata sobretudo de nosso relacionamento com a África e com o Oriente Médio. Traz para a função a experiência como Embaixador na Jordânia e como ex-Diretor da Agência Brasileira de Cooperação. Pôde na ABC testemunhar a importância dos nossos programas de cooperação Sul-Sul, em áreas que vão desde a educação à agricultura e à biotecnologia, por exemplo. São elementos de projeção da política externa do Brasil entre parceiros essenciais na África, no Oriente Médio e em outras regiões. Nossa política externa muito se beneficiará de seu talento, Embaixador. às vésperas de meu segundo périplo pela África desde que assumi minhas funções, estou seguro de que contarei com seu apoio para continuarmos a implementar uma estratégia reforçada e renovada de política externa para o continente africano.
A Agência Brasileira de Cooperação seguirá conduzindo seu inestimável trabalho para a nossa diplomacia e para o desenvolvimento compartilhado sob a liderança inspirada do Embaixador João Almino, colega e amigo desde os bancos do Instituto Rio Branco, a quem também tenho a satisfação de dar posse no dia de hoje e a quem agradeço o empenho e a disposição de exercer essa importante função.
Ao dar posse ao Embaixador Carlos Márcio Cozendey como Subsecretário-Geral de Assuntos Econômicos e Financeiros, dou continuidade ao exercício de renovação das novas altas chefias da Casa. O Embaixador Cozendey é mais um entre tantos talentos notáveis do Itamaraty. É reconhecidamente um de nossos maiores especialistas em diplomacia econômica bilateral, regional e multilateral. A longa lista de serviços prestados pelo Embaixador Cozendey nesta área inclui negociações no GATT e OMC, no Mercosul, nos dois G-20s, o comercial e o financeiro, e no BRICS. Assim atuou diretamente pelo Itamaraty ou como Assessor Internacional do Ministério da Fazenda.
A intensificação da diplomacia econômico-comercial é uma das prioridades de minha gestão, conforme instrução clara que recebi da Presidenta Dilma Rousseff. Tenho a certeza de que contarei com a competência do Embaixador Cozendey para levarmos adiante negociações que ampliem mercados e fortaleçam normas internacionais em favor dos interesses brasileiros.
Agradeço ao Embaixador Ênio Cordeiro seu excelente trabalho e sua dedicação ao longo dos anos no tratamento desses temas que são centrais para que criemos as condições econômicas propícias ao nosso desenvolvimento. O Embaixador Ênio Cordeiro parte para outra função importante, e estou certo de que continuará a prestar serviços mais relevantes ainda ao País. Desejo-lhe, também, Embaixador, muito êxito no México.
Quero concluir estas palavras agradecendo a todos pela presença e desejando aos Embaixadores Fernando Simas Magalhães, Fernando José Marroni de Abreu, Carlos Márcio Cozendey e João Almino de Souza Filho, bem como aos novos Diretores de Departamentos, Ministros Antonio Alves Junior, Norberto Moretti e Paula Alves de Souza, muita felicidade e sucesso no desempenho de suas novas funções. Conto com a dedicação de cada um dos senhores para que, no desempenho das altas chefias que lhes foram confiadas aqui na Secretaria de Estado, possamos fazer do Itamaraty uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e sintonizada com os anseios do País.
Nossa política externa será sempre uma força transformadora, desde que saibamos guardar a excelência, a coesão e a unidade de propósito que, em última análise, fazem desta instituição um dos pilares do Estado brasileiro.
Muito obrigado.