Notícias
Palavras na Assinatura do Ajuste Complementar ao Acordo Básico de Assistência Técnica entre o Governo Brasileiro e a ONU – 1/10/2002
Em 6 de maio de 2002, assinei, junto com o Representante Residente do PNUD no Brasil, Senhor Walter Franco, Carta de Intenções entre o Governo brasileiro e aquele Programa para o estabelecimento, no Brasil, de um Centro Internacional de Políticas para a Redução da Pobreza. Naquela oportunidade, assinalei que a criação do Centro representava o reconhecimento da importância que o tema da pobreza adquirira na formulação das políticas nacionais e na agenda internacional. A crescente visibilidade da pobreza é uma das principais características de nosso momento histórico. Por essa razão ela se transforma em tema de preocupação que não pode ser ignorado. Mais preocupante ainda: ela não pode ser contida, confinada a uma parte do planeta. Ela atinge a todos. A pobreza é fenômeno de múltiplos significados: é falta de acesso para uns, exclusão para muitos e desumanizante para todos. O IPEA, que nestes trinta e oito anos de existência realizou estudos e análises econômicas e sociais de qualidade internacional reconhecida tem demonstrado indiscutível capacidade para tratar do problema da pobreza e vencer os esquemas intelectuais que limitam tanto a sua compreensão quanto as propostas para sua redução. Com efeito, o retrato do Brasil realizado pelo IPEA destaca as diferenças, ilumina os contrastes e projeta a elaboração de políticas que espelham os anseios de inclusão e de justiça social, que nos marcam a todos.
Nesse contexto, a parceria do IPEA com o PNUD na concepção, criação e funcionamento do Centro Internacional de Políticas para a Redução da Pobreza é um testemunho eloquente da importância atribuída ao tema, bem como a segurança de que o seu tratamento receberá a atenção das melhores mentes da comunidade internacional. Hoje, quatro meses após a assinatura da Carta de Intenções, encerrado o processo negociador do texto que permitirá, uma vez assinado e publicado, o funcionamento no Brasil do Centro Internacional de Políticas de Redução da Pobreza, vem-me à lembrança, com saudade e admiração, o nome do Professor Vilmar Faria, foi um dos principais promotores desse Centro. Aproveito para cumprimentar o Senhor Walter Franco e solicitar que transmita ao Senhor Mark Malloch Brown a satisfação do Governo brasileiro com a assinatura deste Ajuste Complementar. A partir de agora estão constituídas as bases para o funcionamento um Centro dedicado a tema que afeta segmento tão importante da humanidade. Da mesma forma, aproveito a oportunidade para cumprimentar o Professor Roberto Martins pela excelência do trabalho realizado a frente de um Instituto que hoje é dotado de grau de excelência internacionalmente reconhecido. Ao finalizar, recordo ainda que o Centro Internacional de Políticas para a Redução da Pobreza será instalado em dependência do Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro. Compartilhará um espaço que testemunhou o florescimento da grande tradição da diplomacia brasileira. Por essa razão, a instalação do Centro no Palácio Itamaraty é um ato simbólico da centralidade que tem o tema de combate à pobreza em nossa agenda de política internacional.