Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério das Relações Exteriores
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Organograma
    • Quem é Quem
    • Gabinete do Ministro das Relações Exteriores
    • Secretaria-Geral das Relações Exteriores
    • Secretaria de América Latina e Caribe
    • Secretaria de Europa e América do Norte
    • Secretaria de África e de Oriente Médio
    • Secretaria de Ásia e Pacífico
    • Secretaria de Assuntos Econômicos e Financeiros
    • Secretaria de Assuntos Multilaterais Políticos
    • Secretaria de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura
    • Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos
    • Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente
    • Secretaria de Gestão Administrativa
    • Escritórios de Representação no Brasil
      • Ererio - Rio de Janeiro
      • Eresul - Rio Grande do Sul
      • Erene - Região Nordeste
      • Eresp - São Paulo
      • Ereminas - Minas Gerais
      • Erebahia – Bahia
      • Erepar - Paraná
      • Erenor - Região Norte
  • Assuntos
    • Alta Representante para Temas de Gênero
      • Alta Representante para Temas de Gênero
      • Relatórios de Atividades
      • Equipe
    • Atos internacionais
    • Cerimonial
      • Cerimonial
      • Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil
      • Lista do Corpo Diplomático e Datas Nacionais
      • Organismos internacionais
      • Ordem de precedência dos chefes de missão acreditados junto ao Governo brasileiro
      • Privilégios e Imunidades
      • Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
      • Ordem de Rio Branco
    • Ciência, Tecnologia e Inovação
      • Diplomacia da Inovação
      • Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
      • Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs)
      • Série de Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior
      • Série de Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Brasil
      • Estudos de Mercado e de Tecnologias
      • Declarações, Atas e Documentos
      • Seleções e Chamadas Públicas
      • Boletim Diplomacia da Inovação
      • Hub da Diáspora Científica e Tecnológica Brasileira
    • Cooperação Internacional
      • Agência Brasileira de Cooperação
      • Cooperação educacional
      • Cooperação esportiva
      • Cooperação humanitária brasileira
      • Cooperação técnica
    • Cultura e Educação
      • Instituto Guimarães Rosa
      • O Brasil na UNESCO
      • Temas educacionais
      • Promoção da cultura brasileira
    • Defesa e Segurança Cibernética
      • Crimes cibernéticos
      • Segurança cibernética
    • Demarcação de Limites
    • Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente
      • Desenvolvimento sustentável
      • Meio ambiente e mudança do clima
      • Mar, Antártida e espaço
    • Direitos Humanos e Temas Sociais
      • Direitos Humanos
      • Temas Humanitários
    • Embaixadas, consulados, missões
      • De outros países no Brasil
    • Energia
    • Instituto Rio Branco
    • Mecanismos Internacionais
      • Mecanismos de Integração Regional
      • Mecanismos Inter-Regionais
    • Palácio Itamaraty
      • Visitação pública ao Palácio Itamaraty
      • Patrimônio Artístico e Histórico
      • Eventos e exposições
      • Arquivo e documentação
      • Biblioteca Azeredo da Silveira
      • Visitação pública ao Instituto Rio Branco
      • Visitação pública ao Memorial das Comunicações do MRE
    • Assessoria de Participação Social e Diversidade
      • Sobre a Assessoria de Participação Social e Diversidade do MRE
      • Sistema de Promoção de Diversidade e Inclusão do MRE
      • Calendário de eventos
      • Plano de Ação do MRE para o Programa Federal de Ações Afirmativas
    • Paz e Segurança Internacionais
      • Desarmamento nuclear e não proliferação
      • Mulheres, Paz e Segurança
      • Organização das Nações Unidas
      • Tribunal Penal Internacional
    • Política Externa Comercial e Econômica
      • Agenda Financeira, Tributária e de Investimentos Internacional
      • Agenda de Negociações Externas
      • Barreiras ao Comércio
      • Comércio Internacional
      • Promoção comercial
      • O Brasil no G-20
      • Organizações Econômicas Internacionais
    • Portal Consular
      • Alertas e Notícias
      • Assistência Consular
      • Cartilhas
      • Documentos Emitidos no Exterior
      • Emergências no Exterior
      • Legalização e Apostilamento de Documentos
      • Links Úteis
      • Nacionalidade Brasileira
      • Perguntas Frequentes
      • Quem Contatar
      • Repartições Consulares do Brasil no exterior
      • Sistema e-consular
      • Vistos
      • Legislação
      • Comunidade Brasileira no Exterior - Estatísticas 2023
      • Alerta consular. Líbano.
      • Relatórios Consulares Anuais - Estimativa de brasileiros ano a ano
      • Guia do Retorno
      • Saída Fiscal Definitiva do Brasil
    • Relações bilaterais
      • África, Europa e Oriente Médio
      • Américas
      • Ásia, Pacífico e Rússia
      • Todos os países
  • Acesso à informação
    • Ações e Programas
    • Agenda de Autoridades
      • e-Agendas
      • Todas as Autoridades
      • Agendas Anteriores
    • Auditorias
      • Auditorias
      • Relatório de Gestão do MRE
    • Consultas Públicas
      • Em andamento
      • Encerradas
    • Convênios e transferências
    • Gestão e governança
      • Gestão no MRE
      • Governança
      • Trabalhe no Itamaraty
      • Comissão de Ética do Ministério das Relações Exteriores
    • Informações classificadas
      • Rol de informações ultrassecretas desclassificadas
      • Rol de informações ultrassecretas classificadas
      • Rol de informações secretas desclassificadas
      • Rol de informações secretas classificadas
      • Rol de informações reservadas desclassificadas
      • Rol de informações reservadas classificadas
    • Institucional
      • Apresentação
      • Organograma
      • Base Jurídica
      • Horário de funcionamento do MRE
    • Licitações e contratos
      • Publicação de Licitações
      • Licitações Finalizadas
      • Plano Anual de Contratações
      • Contratos da Agência Brasileira de Cooperação
      • Contratos do Cerimonial
      • Contratos do Instituto Rio Branco
      • Contratos do Departamento de Comunicações e Documentação
      • Contratos do Departamento do Serviço Exterior
      • Contratos da Divisão de Pagamentos
      • Contratos da Divisão de Logística e Infraestrutura
      • Contratos da Coordenação-Geral de Planejamento e Integração Consular
      • Contratos da Coordenação-Geral de Promoção Comercial
      • Contratos da Divisão de Infraestrutura
      • Contratos do Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação
      • Presidência Brasileira do G20
    • Perguntas frequentes
      • O Itamaraty e as carreiras do Serviço Exterior
      • Assistência aos brasileiros no exterior
      • Tratados Internacionais
      • Outros assuntos
    • Plano de dados abertos
    • Plano de integração à plataforma de cidadania digital
    • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Receitas e despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • SIC - Dúvidas Frequentes
    • Servidores e Empregados Terceirizados
    • Transparência e prestação de contas
      • Demonstrações Contábeis
      • Planejamento Institucional
      • Estrutura Organizacional do MRE e Dados de Contato
      • MRE - Execução Orçamentária e Financeira Detalhada – Despesas Discricionárias
      • Autoridade de Monitoramento e SIC
      • Links para Relatórios de Fiscalização
      • Licitações
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Eleições 2022 - Termo de Execução Descentralizada
      • Termo de Execução Descentralizada MRE-MAPA
      • Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
  • Centrais de conteúdo
    • Publicações
      • Discursos, artigos e entrevistas
      • Declarações e outros documentos
      • Resenhas de Política Exterior do Brasil
      • Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty
      • Promoção da cultura brasileira
      • Biblioteca Digital da FUNAG
      • Balanço de Política Externa 2003 | 2010
      • Chamada de Parcerias 2025: Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima
    • Redes sociais
      • Facebook
      • Flickr
      • Instagram
      • X - Português
      • Youtube
      • X - Inglês
      • X - Espanhol
      • LinkedIn
      • Bluesky
    • Redes sociais das representações brasileiras
    • Fotos oficiais, marca do Governo Federal e assinaturas conjuntas
    • Arquivo defeso eleitoral 2022
  • Canais de atendimento
    • Perguntas Frequentes
    • Fale conosco
    • Ouvidoria do Serviço Exterior
    • Imprensa
      • Área de Imprensa
      • Notas à Imprensa
      • Aviso às Redações
      • Credenciamento de profissionais de imprensa
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Contatos para imprensa
    • Protocolo
    • Encarregado pelo tratamento de dados pessoais
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Você está aqui: Página Inicial Centrais de conteúdo Publicações Discursos, artigos e entrevistas Ministro das Relações Exteriores Discursos Celso Amorim: 2003-2010 Discurso do Ministro Celso Amorim por ocasião da abertura da “Global South-South Development Expo 2010” - Genebra, 22/11/2010
Info

Notícias

Discurso do Ministro Celso Amorim por ocasião da abertura da “Global South-South Development Expo 2010” - Genebra, 22/11/2010

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 08/07/2025 16h55 Atualizado em 08/07/2025 16h56

Discurso proferido na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

(Original em inglês)

Ambassador Juan Somavia, Director-General of the ILO;

President Michelle Bachelet, great Latin American leader of whom we are very proud and Director of UN Women;

Mr. Yiping Zhou, Director of the Special Unit for South-South Cooperation;

Mr. Marius Fransman, Deputy Minister of South Africa.

First of all, Juan, let me tell you that I really feel at home here. Here, I was able to expose some ideas, to fight some battles, normally in favor of cooperation in general, but also of South-South cooperation and in favor of solidarity and tolerance, which I think are very important values that we should have in mind.

If I may, since this is probably my farewell - at least at this stage - from Geneva settings, and there could be no more appropriate setting than ILO, let me just mention to you that in my office, if you allow me to be a little bit personal, in my office there is a big map. Actually it is a tapestry based on a 16th century map in which what is North is at the bottom of the map and what is south is on the top of the map. And most of my visitors who come there ask why is this map inverted? Why is it wrong? And I say: “well, it is not necessarily wrong. It is only our prejudices that make it wrong.” I mean, there was no one from Mars or from the Moon that would see the world as necessarily the north being on top and the south being at the bottom. This is purely prejudice. I just mentioned that because, probably as in relation to so many other things, in relation to South-South cooperation - and I am seeing Mr. Martin Khor here who is a very strong fighter for South-South cooperation for a long time, among other friends -, I think in so many other things, the most difficult thing is to break mental barriers. And this is true, also, in relation to South-South cooperation.

I remember - Alberto Dumont is here and I don’t know if the same thing happened in Argentina - but I remember when, maybe 20, 25 years ago, we started the first steps towards MERCOSUL, many people in Brazil, including, I’d say, distinguished people would say: “why are you losing your time with poor countries? You should be dealing with the United States or with Europe. What will Argentina and Brazil do together?” I mean, you are just joining the poverty of both countries. Well, this was the embryo of MERCOSUL - which we have the pleasure and the honor of having Chile as an associate, which has grown into UNASUL in a  certain way, presided for some time by Madame Bachelet - and nobody would question the importance of MERCOSUL or UNASUL today. Actually, when we were creating UNASUL, many critics in Brazil even asked me: “why do you worry so much with South America?” And I said: “well, I worry with South America because I live here. If I lived in Europe I would worry with Europe. But I live here. So I have to worry with South America and see if it is right and see if the things are right.” So, it took, maybe, a long time for people to get accustomed and maybe unfortunately - I say unfortunately because it still shows that we still have a very strong colonial mindset - it took an invitation by President Obama to have a meeting to UNASUL for people, even in our own country, to see that UNASUL was a legitimate way of organizing ourselves, without necessarily confronting other groups.

So, I mentioned this question of the mental barriers because I think if you are not able to break them you won’t go anywhere. And I am very happy to be here and to speak a little bit - not much, I promise - about South South cooperation. And I am happy to say that because South South cooperation, to a large extent, has been one of the Leitmotifs of President Lula’s term of office, two terms of office. Because we didn’t have prejudice. And, of course, we wish to have good relations with the North. The United States continues to be a very strong and important partner. No longer the most important. The most important now is China; the second one is Argentina; but the United States still has an honorable third place which, of course, is important for us and all this happened at the same time as our exports to the United States increased. And at the same time as the United States has with Brazil its biggest surplus in the world.

So, the relations continue to be strong, we continue to receive investments from the United States, as we receive from China and so on, and we are very happy. But we had in mind this possibility of breaking mental barriers, and we have to break mental barriers even in relation to our region, so we can imagine beyond our region, proposing a meeting between South American and Arab countries. Again, I must say, we had a great honor to see President Bachelet presiding South America for the South American Union in the meeting in Doha. [The] First meeting took place in Brazil and the second took place in Doha. Then I said, maybe with some, how should I put it, hyperbolic tendency that I have, that when we created the South American-Arab Countries Summit, we were somehow affecting the tectonic plates on which international geopolitics is based.

I will tell you just one story, just to be very quick in relation to that. When we started doing that, I remember a young lady, who was a journalist, an Egyptian journalist, who said, “but why are you trying to do this summit between South America and the Arab countries?” And I tried to explain all the past and the influence that the Arabs had in our countries, in all of our countries by the way. She was not totally convinced, but it was ok. Then, two years later, we had the first summit, and this same lady came to me and said: “why didn’t you have this idea of having this summit before?”

So, you know, this shows very clearly that the biggest barriers that we have to overcome are the mental barriers. And the same thing happened in relation to Africa. So, everyone, when President Lula started his visits to Africa, again, the same question that was posed, of course on a different level, about South-American integration, it was put again: “but why is president Lula losing his time with Africa? He should go to Washington DC, or Brussels, or Paris”. Of course, he would go, and he did go, also to Washington DC, Brussels and Paris, but he also went to Africa many times. And nowadays, and it may be, and  I must say, Mr. Yiping, it took the visit of Hu Jintao to Africa, for people to say “why doesn’t President Lula go more often to Africa?” But it was a difficult thing. Nowadays, Africa, if you take Africa as a single country, and I admit it is an artificial way of putting it, but it would be our fourth trading partner. After China, Argentina, and the United States. Well, Argentina depends on exports and imports; maybe it would be China, United States and Argentina. Anyway, and then it would be Africa. Again, it is breaking barriers; why am I saying that? I don’t think that South South cooperation should be only the icing of an empty cake. South South cooperation is part of an attitude, a broad attitude that has to do with trade, with investment and with politics. And as I said, and have being saying some times, not to confront the north, or not to ignore the North.

I think President Somavia very well put it that we are all on the same boat. And of course, the United States, Europe and Japan continue to be of extreme importance for us. But it was, I believe, thanks to the possibility of our better coordination. Take the trade field for example, the coordination that we started in the WTO G-20 that made us more respected. And which changed, I mean, for people who know the WTO, it changed forever, forever - I am able to say those things, maybe there will be other changes in the future - but it changed forever the pattern of the negotiations in the WTO.

I mean, I am an old hand in those things, I don’t say that with pride, necessarily. But I am an old hand on these things. I remember when there were the meetings of the Quad, and the Quad was United States, European Union, Canada and Japan. And then, during these rounds, which unfortunately we did not conclude yet - but I still hope that we will be able to conclude at some point, and I am saying we, in a general sense, in a mankind sense -, when people said for one time G- 4, which will be the equivalent of the Quad, it was United States, European Union, Brazil and India. But Brazil and India representing by and large the G-20 and other developing countries.

So, these are sea-changes due to South-South Cooperation. So, I say that because, of course, I agree with Mr. Yipping that we should fight for solutions, solutions, solutions. But solutions, solutions, solutions cannot be sought, [or] only be seen at the micro level, they have to be seen at the broad level, at the broad picture, and we have to be happy to be dictated by an attitude in which we respect ourselves, and therefore, as president Lula likes to say, become also respected by others.

Well, I am sure there will be many seminars and fora in which our people, as well as people from other countries, will be mentioning concrete projects. We are very proud of our projects with IBSA. IBSA itself was again some sort of revolutionary thinking, because what have brought the countries of IBSA together? Well, these three big democracies, not the only ones, but three big democracies; these are multicultural societies, multiethnic, proud to be multiethnic, living in three different continents. This was an important thing and from there we develop projects in Haiti, Guinea Bissau and many others.

When it comes to our own cooperation, I don’t want to give you numbers or describe projects in detail, because I think that this would be too boring, but let me mention two projects, apart from so many others. One is the cotton farm that we are helping in Mali and the other one is the retroviral unit of medicament in Mozambique. Why do I mention these two? Because the project in Mali is linked not only to improve the quality of the cotton produced not only in Mali, but in the four countries of the so-called cotton four, which are very poor countries and I visited them and I have been there, not only project for that, but also project that is trying, in the sense of aid for trade, which people talk so much about it in the WTO, to face one of the greatest injustices,  which is the presence of strong subsidies in rich countries.

Because, very often, what happens to the cooperation that we receive from the north is that they give with one hand and they take away with the other hand. What we are trying to do here is the opposite. We are trying to fight for our rights in the WTO, at the same time enabling poorer countries, for example the countries of the C-4, to produce something that can be sold in the world market and which is essential to their own survival. And the same goes to Mozambique. In Mozambique, we are opening now - and it is very difficult, because we have to fight with our own bureaucracy, with their own bureaucracy, with international bureaucracy, with all kind of pressure that also exists - we are establishing a factory of anti-retroviral drugs, an anti-retroviral generic drugs, again it is a way of showing that we are not only fighting in abstract for rights that we will never exercise, as it might be the case, but when you fight for having the right to put life before greed in the question of patents and medicaments. We are also trying to produce them and to help people to be able to save the life of children and women and so forth.

I would like to mention a third project, if I may, and then I’ll finish, because I have spoken too much. One week ago, I went to the Democratic Republic of Congo, because we made a small contribution, but big for Brazil, one million dollars for the project of violence, especially sexual violence against women, in situation of armed conflict. And why do I say that? Because all of you here, myself also in the past have been there, we are all members, or from time to time, we are members of the Human Rights Council and all of us fight for human rights. Our Ambassador here, Madam Farani Azevêdo, is now one the facilitator of some of the negotiations. But we know that, very often, at the Human Rights Council, people are not actually trying to improve the real situation of people on the ground. They are just trying to have a diploma to put behind their desks, such as my map, to have it behind their desk to say: “I condemn such and such a country”. But did you see if the situation on that country improved? Did you see if the miserable people in Haiti got a better life? Did you see if the women who have been violated during the civil conflicts in Congo are being treated? These are the real problems. I’m not saying that from time to time we shouldn’t condemn or criticize some one, because that is also an encouragement to improve, but the most import thing is to establish a dialogue and to have concrete action in the field that would certainly improve life of people.

Final comment, I always had a great difficulty with these nomenclatures in international cooperation, this idea of donor and recipients, in which donors give, including not only money but they also give orders; and recipients receive some money and a lot of orders. I think we should not be donors and recipients, we should be partners; we are partners fighting for the improvement of the world. Because the way the situation goes in the Democratic Republic of Congo or in Haiti, in a way or another, will affect us. So we are buying our own peace of mind, our own certainty that no cholera epidemic will spread over the continent, and that no conflict will do to our border. So this is the way we try to see and this is the way President Lula tries to implement and thank you very much once again, Juan Somavia for bringing us together.

Thank you.

Comunicação Governamental
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Organograma
    • Quem é Quem
    • Gabinete do Ministro das Relações Exteriores
    • Secretaria-Geral das Relações Exteriores
    • Secretaria de América Latina e Caribe
    • Secretaria de Europa e América do Norte
    • Secretaria de África e de Oriente Médio
    • Secretaria de Ásia e Pacífico
    • Secretaria de Assuntos Econômicos e Financeiros
    • Secretaria de Assuntos Multilaterais Políticos
    • Secretaria de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura
    • Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos
    • Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente
    • Secretaria de Gestão Administrativa
    • Escritórios de Representação no Brasil
      • Ererio - Rio de Janeiro
      • Eresul - Rio Grande do Sul
      • Erene - Região Nordeste
      • Eresp - São Paulo
      • Ereminas - Minas Gerais
      • Erebahia – Bahia
      • Erepar - Paraná
      • Erenor - Região Norte
  • Assuntos
    • Alta Representante para Temas de Gênero
      • Alta Representante para Temas de Gênero
      • Relatórios de Atividades
      • Equipe
    • Atos internacionais
    • Cerimonial
      • Cerimonial
      • Embaixadas e Consulados estrangeiros no Brasil
      • Lista do Corpo Diplomático e Datas Nacionais
      • Organismos internacionais
      • Ordem de precedência dos chefes de missão acreditados junto ao Governo brasileiro
      • Privilégios e Imunidades
      • Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul
      • Ordem de Rio Branco
    • Ciência, Tecnologia e Inovação
      • Diplomacia da Inovação
      • Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação
      • Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs)
      • Série de Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior
      • Série de Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Brasil
      • Estudos de Mercado e de Tecnologias
      • Declarações, Atas e Documentos
      • Seleções e Chamadas Públicas
      • Boletim Diplomacia da Inovação
      • Hub da Diáspora Científica e Tecnológica Brasileira
    • Cooperação Internacional
      • Agência Brasileira de Cooperação
      • Cooperação educacional
      • Cooperação esportiva
      • Cooperação humanitária brasileira
      • Cooperação técnica
    • Cultura e Educação
      • Instituto Guimarães Rosa
      • O Brasil na UNESCO
      • Temas educacionais
      • Promoção da cultura brasileira
    • Defesa e Segurança Cibernética
      • Crimes cibernéticos
      • Segurança cibernética
    • Demarcação de Limites
    • Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente
      • Desenvolvimento sustentável
      • Meio ambiente e mudança do clima
      • Mar, Antártida e espaço
    • Direitos Humanos e Temas Sociais
      • Direitos Humanos
      • Temas Humanitários
    • Embaixadas, consulados, missões
      • De outros países no Brasil
    • Energia
    • Instituto Rio Branco
    • Mecanismos Internacionais
      • Mecanismos de Integração Regional
      • Mecanismos Inter-Regionais
    • Palácio Itamaraty
      • Visitação pública ao Palácio Itamaraty
      • Patrimônio Artístico e Histórico
      • Eventos e exposições
      • Arquivo e documentação
      • Biblioteca Azeredo da Silveira
      • Visitação pública ao Instituto Rio Branco
      • Visitação pública ao Memorial das Comunicações do MRE
    • Assessoria de Participação Social e Diversidade
      • Sobre a Assessoria de Participação Social e Diversidade do MRE
      • Sistema de Promoção de Diversidade e Inclusão do MRE
      • Calendário de eventos
      • Plano de Ação do MRE para o Programa Federal de Ações Afirmativas
    • Paz e Segurança Internacionais
      • Desarmamento nuclear e não proliferação
      • Mulheres, Paz e Segurança
      • Organização das Nações Unidas
      • Tribunal Penal Internacional
    • Política Externa Comercial e Econômica
      • Agenda Financeira, Tributária e de Investimentos Internacional
      • Agenda de Negociações Externas
      • Barreiras ao Comércio
      • Comércio Internacional
      • Promoção comercial
      • O Brasil no G-20
      • Organizações Econômicas Internacionais
    • Portal Consular
      • Alertas e Notícias
      • Assistência Consular
      • Cartilhas
      • Documentos Emitidos no Exterior
      • Emergências no Exterior
      • Legalização e Apostilamento de Documentos
      • Links Úteis
      • Nacionalidade Brasileira
      • Perguntas Frequentes
      • Quem Contatar
      • Repartições Consulares do Brasil no exterior
      • Sistema e-consular
      • Vistos
      • Legislação
      • Comunidade Brasileira no Exterior - Estatísticas 2023
      • Alerta consular. Líbano.
      • Relatórios Consulares Anuais - Estimativa de brasileiros ano a ano
      • Guia do Retorno
      • Saída Fiscal Definitiva do Brasil
    • Relações bilaterais
      • África, Europa e Oriente Médio
      • Américas
      • Ásia, Pacífico e Rússia
      • Todos os países
  • Acesso à informação
    • Ações e Programas
    • Agenda de Autoridades
      • e-Agendas
      • Todas as Autoridades
      • Agendas Anteriores
    • Auditorias
      • Auditorias
      • Relatório de Gestão do MRE
    • Consultas Públicas
      • Em andamento
      • Encerradas
    • Convênios e transferências
    • Gestão e governança
      • Gestão no MRE
      • Governança
      • Trabalhe no Itamaraty
      • Comissão de Ética do Ministério das Relações Exteriores
    • Informações classificadas
      • Rol de informações ultrassecretas desclassificadas
      • Rol de informações ultrassecretas classificadas
      • Rol de informações secretas desclassificadas
      • Rol de informações secretas classificadas
      • Rol de informações reservadas desclassificadas
      • Rol de informações reservadas classificadas
    • Institucional
      • Apresentação
      • Organograma
      • Base Jurídica
      • Horário de funcionamento do MRE
    • Licitações e contratos
      • Publicação de Licitações
      • Licitações Finalizadas
      • Plano Anual de Contratações
      • Contratos da Agência Brasileira de Cooperação
      • Contratos do Cerimonial
      • Contratos do Instituto Rio Branco
      • Contratos do Departamento de Comunicações e Documentação
      • Contratos do Departamento do Serviço Exterior
      • Contratos da Divisão de Pagamentos
      • Contratos da Divisão de Logística e Infraestrutura
      • Contratos da Coordenação-Geral de Planejamento e Integração Consular
      • Contratos da Coordenação-Geral de Promoção Comercial
      • Contratos da Divisão de Infraestrutura
      • Contratos do Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação
      • Presidência Brasileira do G20
    • Perguntas frequentes
      • O Itamaraty e as carreiras do Serviço Exterior
      • Assistência aos brasileiros no exterior
      • Tratados Internacionais
      • Outros assuntos
    • Plano de dados abertos
    • Plano de integração à plataforma de cidadania digital
    • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Receitas e despesas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • SIC - Dúvidas Frequentes
    • Servidores e Empregados Terceirizados
    • Transparência e prestação de contas
      • Demonstrações Contábeis
      • Planejamento Institucional
      • Estrutura Organizacional do MRE e Dados de Contato
      • MRE - Execução Orçamentária e Financeira Detalhada – Despesas Discricionárias
      • Autoridade de Monitoramento e SIC
      • Links para Relatórios de Fiscalização
      • Licitações
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Eleições 2022 - Termo de Execução Descentralizada
      • Termo de Execução Descentralizada MRE-MAPA
      • Programa de Gestão e Desempenho (PGD)
  • Centrais de conteúdo
    • Publicações
      • Discursos, artigos e entrevistas
      • Declarações e outros documentos
      • Resenhas de Política Exterior do Brasil
      • Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty
      • Promoção da cultura brasileira
      • Biblioteca Digital da FUNAG
      • Balanço de Política Externa 2003 | 2010
      • Chamada de Parcerias 2025: Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima
    • Redes sociais
      • Facebook
      • Flickr
      • Instagram
      • X - Português
      • Youtube
      • X - Inglês
      • X - Espanhol
      • LinkedIn
      • Bluesky
    • Redes sociais das representações brasileiras
    • Fotos oficiais, marca do Governo Federal e assinaturas conjuntas
    • Arquivo defeso eleitoral 2022
  • Canais de atendimento
    • Perguntas Frequentes
    • Fale conosco
    • Ouvidoria do Serviço Exterior
    • Imprensa
      • Área de Imprensa
      • Notas à Imprensa
      • Aviso às Redações
      • Credenciamento de profissionais de imprensa
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Contatos para imprensa
    • Protocolo
    • Encarregado pelo tratamento de dados pessoais
Redefinir Cookies
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca