Notícias

NOTA À IMPRENSA Nº 123

Segunda parte da Reunião Ministerial do Conselho da OCDE

Publicado em 07/10/2021 12h41 Atualizado em 07/10/2021 12h45

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, chefiou a delegação brasileira de alto nível à Segunda Parte da Reunião Ministerial do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em Paris, nos dias 5 e 6 de outubro. Presidida pelo Secretário de Estado Antony Blinken, a reunião da OCDE foi dedicada ao tema “Valores compartilhados: construindo um futuro verde e inclusivo”.

Na reunião, o Chanceler França enfatizou os avanços do Brasil em várias áreas de atuação do País na OCDE. Ao participar da sessão intitulada “Promoção do Comércio para Todos”, presidida pela titular do USTR, Katherine Tai, ele ressaltou a relevância do comércio internacional para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, em seus três pilares: social, econômico e ambiental. Salientou a importância de os países membros e não membros da OCDE contribuírem para um sistema comercial justo e não discriminatório, que, no marco da Organização Mundial do Comércio (OMC), gere benefícios para todos, contribuindo para a criação de empregos e para o combate à pobreza.

O Chanceler França também fez intervenção na sessão “Construindo um Futuro Inclusivo”, coordenada pela Chefe do Conselho de Assessores Econômicos do Presidente dos EUA, Cecilia Rouse, na qual comentou os progressos alcançados no Brasil em transformação e inclusão digitais. Enfatizou a crescente provisão de serviços públicos e serviços financeiros e de pagamentos pelos meios digitais, bem como as perspectivas positivas que os leilões 5G abrem para níveis mais altos de conectividade e produtividade da sociedade e economia brasileiras.

À margem da reunião da OCDE, o Ministro França participou de reunião informal ministerial da OMC com vistas à preparação da 12a Conferência Ministerial da Organização, a ter lugar em Genebra de 29 de novembro a 3 de dezembro. O Ministro França e a delegação mantiveram igualmente série de encontros e conversas com o Secretário-Geral da OCDE, Mathias Cormann, e Ministros de vários países: Austrália, Cazaquistão, Croácia, Espanha, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Turquia e União Europeia.

Nas reuniões com esses representantes, o Chanceler França tratou de temas afetos às respectivas agendas bilaterais, bem como dos diálogos e negociações em curso na OMC, no G20, na OCDE e nas Nações Unidas. Sublinhou, ademais, os atributos do Brasil em áreas como resiliência econômica, dinamismo do agronegócio, desenvolvimento industrial, inclusão social, energia renovável e sustentabilidade. Frisou a consonância do País com os princípios e valores fundamentais da OCDE. Salientou os papéis crescentes, respectivamente, da OCDE na governança econômica global e o do Brasil no fortalecimento da Organização, ao longo do seu processo de ampliação.