Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 467
Retorno dos brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud
Os 13 cidadãos e cidadãs brasileiros que integravam a flotilha Global Sumud embarcaram hoje (8/10) em voo comercial partindo de Amã com destino a Doha, de onde seguirão em conexão para o Brasil. O voo decolou às 20h25 (14h25 de Brasília).
Desde a partida da flotilha, o Ministério das Relações Exteriores, por meio de sua rede de postos na região, em especial a Embaixada do Brasil em Tel Aviv, atuou de forma contínua para buscar garantir a segurança e o respeito aos direitos dos cidadãos brasileiros. As gestões diplomáticas empreendidas permitiram sua liberação e condução à Jordânia, onde foram recebidos e acompanhados pela Embaixada do Brasil em Amã, desde a fronteira até a capital.
O Governo brasileiro expressa seu agradecimento ao governo do Reino Hachemita da Jordânia pela pronta e efetiva colaboração, em especial pela facilitação dos procedimentos migratórios que permitiram a entrada dos brasileiros em território jordaniano.
O Brasil insta, por fim, o Governo de Israel a permitir o acesso imediato e sem restrições de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em conformidade com as obrigações previstas no direito internacional humanitário.