Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 515
Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza – Doha, 3 de novembro de 2025
Realizou-se, em 3 de novembro de 2025, em Doha, Catar, à margem da Segunda Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social (WSSD), a Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro reuniu cerca de 350 representantes de alto nível de 104 delegações, incluindo Chefes de Estado e de Governo, Ministros, dirigentes de agências internacionais e de organismos financeiros multilaterais. A delegação brasileira foi chefiada pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada por iniciativa do Brasil em novembro de 2024, no âmbito da presidência brasileira do G20, reúne hoje mais de 200 membros, dos quais 104 países, além de organizações internacionais, bancos de desenvolvimento, fundações e entidades da sociedade civil.
A Primeira Reunião de Líderes marcou a transição da fase de concepção para a de implementação da Aliança. Foram anunciados os primeiros resultados concretos da iniciativa:
• 201 membros: 104 países e 97 instituições internacionais;
• 14 planos nacionais preliminares elaborados por 12 países;
• 9 planos validados: oficialmente endossados por governos e abertos a parcerias;
• 85 manifestações de interesse recebidas de bancos multilaterais, agências da ONU, doadores e fundações;
• 4 países em fase de implementação: Etiópia, Haiti, Quênia e Zâmbia realizaram mesas nacionais e anunciaram parcerias;
• 2 iniciativas na Plataforma de Sevilha, voltadas à mobilização de financiamento integrado para fome, pobreza e clima.
Durante a reunião, foram realizados dois debates de alto nível: o primeiro sobre a ampliação do espaço fiscal e a mobilização de financiamento; o segundo sobre a reinvenção da cooperação internacional com base em programas nacionais. Em sessão especial, foram apresentados os planos nacionais da Iniciativa Fast Track.
O encontro foi organizado pela ONU e pelo Governo do Estado do Catar, com apoio do Mecanismo de Apoio da Aliança, sediado em Roma e em Brasília.
A Primeira Reunião de Líderes reforçou o posicionamento da Aliança como novo modelo de cooperação internacional orientado à ação prática, ao fortalecimento de políticas públicas e à mobilização de recursos em apoio a programas nacionais de combate à pobreza e à insegurança alimentar.