Notícias
Nota do ministro Aloysio Nunes Ferreira sobre o falecimento de Otávio Frias Filho
Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento de Otávio Frias Filho, diretor de redação da Folha de S. Paulo.
Otávio Frias Filho era uma referência na imprensa brasileira e mundial. Ainda muito jovem, assumiu o desafio de dirigir a Folha e empreendeu um processo de modernização que levou ao surgimento de um jornal mais ágil, objetivo e afinado com os interesses do leitor. Frias Filho teve também um papel central no apoio do jornal à campanha pelas "Diretas Já" e ao processo de transição democrática. Defensor de uma imprensa crítica, apartidária e pluralista, entendia a importância do debate de ideias para o fortalecimento da democracia e para o progresso do país. Consciente de que a imprensa precisa ter capacidade de identificar e superar seus próprios erros, foi sob sua liderança que a Folha criou a figura do "ombudsman" para criticar livremente, de dentro, as decisões editoriais do jornal e sugerir correções de rumo.
Estendo minhas condolências à família, aos amigos e aos colegas de Otávio Frias Filho, cujo profissionalismo, integridade e compromisso com o pluralismo constituem um legado inestimável que ele deixa ao Brasil.
Aloysio Nunes Ferreira
Ministro das Relações Exteriores