Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 315
Inscrição do Cânion do Peruaçu na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO
O governo brasileiro recebeu, com grande satisfação, a inscrição do Cânion do Peruaçu na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A inclusão foi oficializada hoje, 13 de julho, durante a 47ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização, realizada em Paris, com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Localizado no norte do estado de Minas Gerais, o Cânion do Peruaçu abriga formações geológicas de grande relevância científica e paisagens naturais de notável beleza cênica. O Comitê reconheceu o valor excepcional universal da área com base nos critérios VII e VIII da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, destacando a presença de fenômenos naturais excepcionais e a representatividade de diferentes estágios da história geológica da Terra.
A candidatura foi resultado de estreita colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio do ICMBio, o Ministério das Relações Exteriores e prefeituras da região, refletindo o compromisso do Brasil com a proteção e a valorização de seu patrimônio natural. Com a inscrição do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, o Brasil passa a contar com 25 sítios na Lista do Patrimônio Mundial, dos quais nove são naturais.
A ampliação do número de sítios na Lista do Patrimônio Mundial demonstra o compromisso do governo brasileiro com a preservação do patrimônio natural do país, com a valorização de sua biodiversidade e com a promoção do desenvolvimento sustentável.