Notícias
Inscrição da Paisagem Cultural do Rio de Janeiro na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO
A UNESCO considerou ser o Rio de Janeiro exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza.
O Governo brasileiro recebeu com satisfação a decisão tomada na 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO de inscrever a Paisagem Cultural da cidade do Rio de Janeiro na lista do Patrimônio Mundial.
A UNESCO considerou ser o Rio de Janeiro exemplo único de interação entre o homem, a cidade e a natureza, resultando em conjunto de áreas públicas, jardins históricos, parques e monumentos naturais que conferem valor universal ao bem proposto, digno de ser partilhado por toda a humanidade e por todas as gerações, no presente e no futuro. Ressalte-se que o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios avaliou “não constar hoje da Lista do Patrimônio Mundial qualquer paisagem cultural com a combinação de valores e atributos presentes no Rio de Janeiro”.
A candidatura “Rio de Janeiro: Paisagens Cariocas entre o Mar e a Montanha” foi fruto de colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e dos Governos do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro.