Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 578
I Seminário sobre Cooperação Técnica ZOPACAS
Realizou-se, em 4 e 5 de dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde, o I Seminário sobre Cooperação Técnica da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).
O Seminário, cuja organização contou com o apoio do Brasil, reuniu especialistas e participantes de países-membros da ZOPACAS e buscou fomentar o compartilhamento de experiências e a consolidação de uma visão comum para a utilização segura e ambientalmente sustentável do Atlântico Sul. O evento contribuiu, ainda, para a elaboração do Plano de Ação e da Declaração do Rio de Janeiro, que deverão resultar da IX Reunião Ministerial da ZOPACAS, prevista para os dias 8 e 9 de abril de 2026.
Composta por 21 Estados africanos e 3 sul-americanos, a ZOPACAS foi estabelecida em 1986 por meio da Resolução 41/11 da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), de iniciativa do Brasil. A ZOPACAS foi concebida para estimular a colaboração em temas marítimos, reforçando a imagem do Atlântico Sul como zona de paz e cooperação, livre de armas de destruição em massa e de rivalidades e conflitos extrarregionais.