Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 65
Falecimento de Sam Nujoma, pai-fundador da República da Namíbia
O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, do falecimento do primeiro presidente e pai-fundador da República da Namíbia, Sam Nujoma, ocorrido na noite de ontem, em Windhoek, capital do país.
Líder da Organização do Povo do Sudoeste Africano (SWAPO), Nujoma engajou-se, por décadas, no movimento de libertação nacional contra o regime do apartheid da África do Sul, que então ocupava ilegalmente a Namíbia.
Antes mesmo da independência do país, que se concretizou em 1990, Nujoma foi recebido pelo então presidente José Sarney, em Brasília, em 1987. O governo brasileiro, na oportunidade, reconheceu a SWAPO como legítima representante do povo namibiano. Em 1989, o Brasil abriu Escritório de Observação, em Windhoek, que seria elevado ao nível de Embaixada no ano seguinte, com a independência da Namíbia.
Em 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Namíbia, ocasião em que renovou, com o então presidente Nujoma, o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais.
Com o falecimento de Sam Nujoma, a África perde um dos maiores expoentes da luta contra o colonialismo e a opressão racial, mas sua visão continuará a inspirar as novas gerações.
O Brasil estende suas sinceras condolências ao governo e ao povo da Namíbia, assim como à família do ex-presidente.