Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 203
Falecimento de José Israel Vargas
O Ministério das Relações Exteriores lamenta o falecimento do cientista e ex-Ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, José Israel Vargas, ocorrido hoje, 15 de maio, em Belo Horizonte.
Nascido em Paracatu (MG), em 1928, José Israel Vargas estudou física e química, obtendo Doutorado em Ciências Nucleares pela Universidade de Cambridge. Foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Foi um dos principais formuladores da política nuclear brasileira nos anos 1960.
Vargas teve destacada atuação em órgãos internacionais dedicados ao avanço da Ciência e da Cultura. Foi membro da Comissão Assessora para as Políticas de Cooperação Intelectual Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e integrou o Conselho do Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas. Na década de 1980, representou o Brasil no Conselho Executivo da UNESCO em sucessivas ocasiões, tendo presidido o órgão entre 1987 e 1989.
Foi presidente da Academia Brasileira de Ciências (1991-1993), Ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil (1992-1999) e Delegado Permanente do Brasil junto à UNESCO (2000–2003).
O Ministério das Relações Exteriores expressa à família e aos amigos de José Israel Vargas suas mais sentidas condolências.