Notícias
NOTA À IMPRENSA N° 512
Escolha de São Paulo (SP) para integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO
O governo brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio da seleção da cidade de São Paulo (SP) para integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Composta por 408 cidades em mais de 100 países, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO objetiva reconhecer municípios que promovem a cultura e a criatividade como parte de suas estratégias de desenvolvimento, e que empregam práticas inovadoras no planejamento urbano centrado em pessoas.
São Paulo passará a integrar a Rede no campo criativo do cinema, juntando-se aos quatorze outros municípios brasileiros que já representam o País nos campos da gastronomia (Belém-PA, Florianópolis-SC, Paraty-RJ e Belo Horizonte-MG), artes midiáticas (Campina Grande-PB), design (Brasília-DF, Curitiba-PR e Fortaleza-CE), música (Salvador-BA e Recife-PE), artesanato e artes populares (João Pessoa-PB), cinema (Santos-SP e Penedo-AL) e literatura (Rio de Janeiro-RJ).
O Brasil é um dos países mais ativos na Rede de Cidades Criativas, ocupando a terceira posição na relação de estados membros da UNESCO em número de municípios participantes da Rede. São Paulo foi escolhida após rigoroso processo seletivo conduzido por comitê técnico coordenado pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO, cujas funções são exercidas pelo Ministério das Relações Exteriores, com a colaboração do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo.