Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 369
Enchentes no Noroeste do Paquistão
O governo brasileiro tomou conhecimento, com pesar, das chuvas torrenciais que vêm atingindo o noroeste do Paquistão e que já causaram mais de 300 mortes, desde a última sexta-feira. As fortes e incessantes chuvas deixaram, ainda, milhares de pessoas desabrigadas e vêm dificultando operações de resgate, além de terem causado significativos danos à infraestrutura e perdas materiais.
Ao expressar condolências às famílias das vítimas, o governo brasileiro manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo da República Islâmica do Paquistão e, em particular, às comunidades afetadas por esses desastres naturais.
O governo brasileiro sublinha que a crise climática intensifica eventos extremos e torna desastres como esse cada vez mais frequentes, sobretudo em países em desenvolvimento, o que reforça a necessidade de ações urgentes e concertadas da comunidade internacional.
Até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas. A embaixada do Brasil em Islamabad acompanha a situação e permanece à disposição para prestar assistência consular a cidadãos brasileiros em situação de emergência.