Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 11
Eleição de representante brasileira para a presidência da Junta Executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA)
A Representante Permanente do Brasil junto às Agências das Nações Unidas em Roma, Embaixadora Carla Barroso Carneiro, foi eleita hoje, 14 de janeiro, por consenso, para exercer a presidência da Junta Executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA) em 2026.
É a primeira vez que representante brasileiro assume a presidência da Junta Executiva, principal órgão decisório de uma das mais importantes agências humanitárias das Nações Unidas. Composta por 36 Estados Membros, a Junta é responsável pela gestão das políticas e programas do PMA, que, em 2025, contou com um orçamento de aproximadamente USD 6,3 bilhões. O PMA atua em mais de 120 países, fornecendo assistência alimentar emergencial a populações afetadas por conflitos, desastres naturais, eventos climáticos extremos e crises econômicas. Atualmente, tem atuação destacada nas crises humanitárias em Gaza, Sudão e Afeganistão, além de atuar em países com situações prolongadas de insegurança alimentar, como Haiti e República Democrática do Congo.
O Brasil é sede do Centro de Excelência Contra a Fome do PMA, que promove a cooperação Sul-Sul e triangular com ênfase em alimentação escolar. O PMA atua, ainda, como secretariado da Coalizão para a Alimentação Escolar, iniciativa copresidida por Brasil, Finlândia e França.