Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 113
Eleição de Albert Ramdin como Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA)
O Brasil felicita o Chanceler surinamês Albert Ramdin por sua eleição, por aclamação, ao cargo de Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), para um mandato de cinco anos. Ramdin sucederá, a partir de 25 de maio próximo, o atual Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro. Trata-se do primeiro representante de um país do Caribe a ocupar o cargo.
O governo brasileiro confia que, por sua experiência e trajetória, o Embaixador Ramdin atuará de maneira decisiva para o fortalecimento da OEA e das relações hemisféricas.
Ao desejar-lhe todos os êxitos, o Brasil reitera seu firme compromisso em contribuir com o novo Secretário-Geral para a implementação dos mandatos da OEA, e para que a Organização seja um espaço de diálogo, cooperação e busca de consensos.
O Brasil valoriza a OEA como importante plataforma para enfrentar desafios comuns nas áreas da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento integral e da segurança multidimensional. O governo brasileiro confia que, sob a liderança do novo Secretário-Geral, seja fortalecido o papel da OEA em prol de uma região estável, democrática, justa e próspera, que reflita os interesses de toda a região.