Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 569
Eleição de candidata brasileira à Presidência do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO
A Diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Cristiane Collet Battiston, foi eleita hoje presidenta do Conselho do Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI) da UNESCO. A eleição de Cristiane Battiston é um marco para a história do PHI, para a UNESCO e para a hidrologia, uma vez que esta é a primeira vez em que uma mulher presidirá o Conselho nos 50 anos de existência do Programa.
O PHI constitui uma plataforma de cooperação em temas relativos a recursos hídricos e promoção da hidrologia, de forma a possibilitar que os países-membros da UNESCO desenvolvam políticas públicas nessa área baseadas em conhecimento científico. Trata-se de iniciativa que se reveste de particular importância neste momento, especialmente no contexto dos esforços, durante a COP30, em Belém, para sublinhar a importância dos recursos hídricos para as estratégias de mitigação e adaptação frente à mudança do clima.
Cristiane Battiston tem larga experiência nos temas relacionados aos recursos hídricos. Engenheira civil com mestrado e doutorado na área de hidrologia, desempenhou diferentes funções no Ministério do Planejamento e Orçamento e na Casa Civil da Presidência da República. Em setembro passado, assumiu sua atual função na Diretoria colegiada da ANA. Seu mandato na presidência do Conselho do PHI estende-se até 2027.