Notícias
Barão do Rio Branco no Livro dos Heróis da Pátria
O Itamaraty recebeu com grande satisfação a notícia da inclusão de José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, no Livro dos Heróis da Pátria, determinada pela Lei nº 12.502, de 11 de outubro de 2011.
José Maria da Silva Paranhos Junior foi um historiador e diplomata brasileiro. Formado em Direito, foi deputado e jornalista antes de ingressar na diplomacia. Serviu como Ministro das Relações Exteriores entre 1902 e 1912, sob quatro presidentes: Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca. Seu maior legado foi a resolução pacífica de disputas de fronteira com os países vizinhos, de que resultou, em grande medida, a formatação atual do território brasileiro. É considerado o patrono da diplomacia brasileira.
O nome de José Maria da Silva Paranhos Junior será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria ao lado de nomes como os de Zumbi dos Palmares, Joaquim José da Silva Xavier, José Bonifácio de Andrada e Silva e Alberto Santos Dumont. O mencionado livro fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.