Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 132
Ataques contra Instalações da ONU no Estado da Palestina
O governo brasileiro condena veementemente o ataque ocorrido anteontem contra funcionários e instalações da Organização das Nações Unidas em Gaza, que resultou na morte e em ferimentos graves de funcionários do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
Ao expressar profunda consternação por mais este episódio de grave violação do direito internacional humanitário, o governo brasileiro reitera que todas as partes devem respeitar a inviolabilidade das instalações das Nações Unidas e garantir a proteção de seu pessoal, conforme determinam as Convenções de Genebra e seus Protocolos Adicionais. Exorta, ainda, Israel a assegurar a proteção e a liberdade de movimento do pessoal humanitário no Estado da Palestina.
O Brasil recorda que ataques intencionalmente dirigidos contra pessoal humanitário e funcionários das Nações Unidas, bem como contra suas instalações e bens, são crimes de guerra. Une-se ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em seu apelo por uma investigação completa e transparente deste grave incidente, de modo que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados.
Por fim, expressamos nossas sinceras condolências às famílias das vítimas e reafirmamos nosso apoio inabalável ao trabalho das Nações Unidas e de suas agências, inclusive da Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), na prestação de assistência humanitária no Estado da Palestina.