Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 37
Apresentação da candidatura de Michelle Bachelet a Secretária-Geral da ONU - Comunicado Conjunto de Brasil, Chile e México
Em 2 de fevereiro de 2026, os Governos do Chile, do Brasil e do México apresentaram formalmente às Nações Unidas a candidatura da Sra. Michelle Bachelet Jeria ao cargo de Secretária-Geral da Organização das Nações Unidas. A ex-Presidenta do Chile exerceu funções de alto nível no sistema multilateral, como Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e Diretora Executiva da ONU Mulheres.
Essa candidatura reflete a vontade compartilhada de nossos países de contribuir ativamente para o fortalecimento do sistema multilateral e de promover uma liderança capaz de responder aos desafios atuais. A ampla experiência da ex-Presidenta Bachelet na condução de processos políticos complexos, sua reconhecida capacidade de facilitar o diálogo e seu compromisso com os valores fundamentais das Nações Unidas constituem uma contribuição substantiva para avançar em direção a uma Organização mais eficaz, representativa e orientada para o bem-estar das pessoas.
A postulação de Michelle Bachelet representa uma oportunidade de dotar a ONU de uma liderança com comprovada experiência, legitimidade internacional e vocação para serviço público. Subscrevemos essa candidatura com a convicção de que sua liderança contribuirá para o pleno cumprimento dos propósitos e princípios consagrados na Carta das Nações Unidas.
Em um cenário internacional de grande complexidade, a Organização das Nações Unidas continua sendo o principal espaço para o diálogo e a construção de soluções coletivas em matéria de paz e segurança internacional, desenvolvimento sustentável, promoção e proteção dos direitos humanos e ação para reverter a mudança do clima. Reafirmamos nosso compromisso com o multilateralismo como pilar fundamental para uma governança global baseada na cooperação internacional e no respeito à autodeterminação dos povos.