Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 595
Apelo à cessação das hostilidades entre Tailândia e Camboja
O Governo do Brasil conclama os Reinos da Tailândia e do Camboja a cessarem imediatamente as hostilidades, a renunciarem ao uso desproporcional e injustificado da força militar e a observarem as normas do direito internacional humanitário, que preveem a obrigação de proteger a população civil.
O Brasil expressa sua expectativa de que o Camboja e a Tailândia retomem prontamente o diálogo com vistas à busca de solução pacífica e negociada para seus diferendos territoriais, em pleno respeito ao direito internacional, à Carta das Nações Unidas e às decisões pertinentes da Corte Internacional de Justiça.
Ao reconhecer a centralidade da ASEAN na mediação do conflito, o Governo do Brasil reitera a importância de que sejam observados os termos da Declaração de Kuala Lumpur, firmada em outubro, à margem da 47ª. Cúpula da ASEAN.
O Governo brasileiro recomenda que cidadãos brasileiros evitem deslocar-se à região dos confrontos. As Embaixadas do Brasil em Bangkok e em Phnom Penh seguem monitorando a situação e estão à disposição para prestar aos brasileiros que necessitarem o apoio consular cabível