Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 31
Aniversário da Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz
O Brasil recorda hoje a Proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz (29 de janeiro de 2014, pelos Chefes de Estado e de Governo da CELAC). O governo brasileiro reitera, nesse contexto, o compromisso com a convivência pacífica, o respeito ao Direito Internacional e a promoção de relações de amizade e cooperação.
A Proclamação reafirma os princípios da solução pacífica de controvérsias e a não intervenção em assuntos internos. O texto também assinala a preservação da soberania nacional e a igualdade entre os Estados. Para o Brasil, esses princípios permanecem atuais e essenciais para fortalecer a confiança mútua e prevenir ações que comprometam a segurança e a estabilidade regional.
O Brasil reforça sua plena adesão aos compromissos da Proclamação, incluindo o estímulo ao diálogo, à integração regional e a uma cultura de paz. Reafirma, ainda, a disposição de trabalhar para que a paz seja preservada na região, em consonância com o Direito Internacional e com os princípios da Carta das Nações Unidas.