Notícias
NOTA À IMPRENSA N° 502
80 anos da Organização das Nações Unidas
Em 24 de outubro comemora-se o Dia das Nações Unidas. A data marca a entrada em vigor, há 80 anos, da Carta das Nações Unidas, documento fundacional da Organização, cujo preâmbulo reafirma, entre outros valores, os direitos fundamentais de todas as pessoas, a dignidade e o valor do ser humano e a igualdade de direito dos homens e das mulheres e das nações grandes e pequenas.
O Brasil reconhece os incomensuráveis aportes da Organização ao longo de sua história em favor da paz, do desenvolvimento sustentável, dos direitos humanos e de uma ordem internacional baseada no direito internacional.
O Brasil enaltece os valores consagrados na Carta das Nações Unidas e a importância do diálogo multilateral nela fundado.
Ao mesmo tempo em que exprime seu apoio e orgulho em ser membro fundador da Organização, o Brasil defende a ampla reforma da ONU e de seus órgãos, com o objetivo de ajustá-la aos desafios atuais e futuros, em contexto de deterioração do multilateralismo, de aumento dos conflitos internacionais e de cortes ao financiamento de suas ações. Questões como a mudança do clima, igualdade racial e consolidação da paz são alguns exemplos de temas que não constavam na agenda fundadora da Organização e que hoje precisam ser refletidos nas normas vigentes e nos debates em curso.
O Brasil seguirá trabalhando com seu tradicional empenho e renovada confiança para reforçar o papel central da ONU na manutenção da paz e da segurança internacionais. Trabalhará igualmente para que as ações da Organização tenham, cada vez mais, impacto positivo sobre o bem-estar e as condições de vida de populações, particularmente daquelas em situação de vulnerabilidade.
O século 21 será cada vez mais multipolar. Para que seja também pacífico e justo, a multipolaridade deverá vir acompanhada de um multilateralismo renovado, fortalecido e legítimo.