Notícias
VIII Fórum Mundial da Água - Cerimônia de Abertura - Brasília, 19 de março de 2018 - Credenciamento de Imprensa
Profissionais de imprensa brasileiros e estrangeiros interessados na cobertura da cerimônia de abertura VIII Fórum Mundial da Água deverão solicitar credenciamento por meio do formulário disponível no link:
http://www2.planalto.gov.br/area-de-imprensa/credenciamento/credenciamento-cobertura-diaria/
ou, em inglês:
http://www.brazilgovnews.gov.br/press-office/step-by-step-guide-for-accreditation
O prazo para solicitação de credenciamento encerra-se às 14h00 (horário de Brasília) do dia 15 de março.
Deverão ser anexados ao formulário os seguintes arquivos (em formato jpg, gif ou pdf):
a) foto em padrão para documento;
b) para a imprensa brasileira, documento de identidade;
c) para a imprensa estrangeira, passaporte (páginas em que constam o número do documento, a foto e os dados pessoais do titular); e
d) cópia da carta de designação, em papel timbrado, assinada pelo editor ou diretor do veículo de comunicação.
Os portadores de credenciais permanentes emitidas pela Presidência da República em 2018 estão dispensados do processo de credenciamento, mas deverão solicitar participação no link indicado acima, na página “Evento diário 19/3”.
As credenciais poderão ser retiradas nos dias 15 e 16 de março, das 10h00 às 18h00, na Assessoria de Imprensa do MRE (Palácio do Itamaraty, térreo).
A retirada das credenciais será feita mediante apresentação de documento de identidade com foto. Em caso de retirada por terceiros, deverá ser apresentada carta em papel timbrado, assinada pelo editor ou diretor do veículo de comunicação, com a autorização da entrega.
Admissão temporária de equipamento de imprensa
O trâmite para a admissão temporária de equipamentos de imprensa no país é regulado pela Receita Federal do Brasil. Maiores informações estão disponíveis em http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/manuais/carne-ata/topicos/admissao-temporaria-carne-ata/2-disposicoes-gerais/2-1-bens-admissiveis-no-regime.
Vistos
Para entrar no Brasil, alguns jornalistas estrangeiros podem precisar de visto específico, de acordo com a nacionalidade. Profissionais da imprensa estrangeira devem se certificar da necessidade de visto junto às embaixadas e consulados brasileiros no exterior. Os contatos das representações brasileiras estão disponíveis no Portal do Itamaraty http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view;=article&id;=3663&Itemid;=112〈=pt-br.