São Vicente e Granadinas

As relações entre Brasil e São Vicente e Granadinas caracterizam-se pelo diálogo fluido e pela aproximação em matéria de cooperação técnica e assistência humanitária. Entre as iniciativas que contribuíram para a mencionada aproximação, destaca-se a realização da Cúpula Brasil-CARICOM, quando foram assinados acordos nas áreas de cooperação cultural e educacional, além de memorando de entendimento sobre cooperação técnica na área de agricultura (todos em vigor).
Em 2014, foi firmado entendimento recíproco, por troca de notas, entre os governos de Brasil e São Vicente e Granadinas, para estabelecimento de isenção de vistos a nacionais de ambos os países.
Em 2017, novo acordo de cooperação técnica foi assinado para servir de base jurídica para execução de projetos vindouros. Entre a cooperação já prestada a São Vicente e Granadinas, em anos recentes, destacam-se a participação de técnicos são-vicentinos no workshop “Brasil-Caribe: Direito ao Leite Humano como Salvaguarda da Vida” e as doações humanitárias de aproximadamente 14 mil doses de vacinas em 2023.
Em 2024, o comércio bilateral totalizou US$ 5,1 milhões, aumento de 1% em relação ao ano anterior.
Cronologia das relações bilaterais
2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da VIII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Kingstown, São Vicente e Granadinas.
2023 – O Brasil reestabelece embaixada residente em Kingstown, São Vicente e Granadinas.
2020 – A representação dos interesses brasileiros perante o governo de São Vicente e Granadinas passa a ser atribuída à embaixada do Brasil em Barbados.
2018 – O ministro dos Negócios Estrangeiros de São Vicente e Granadinas participa da Reunião de Consultas Regionais da América Latina e Caribe para o Pacto Global sobre Refugiados, em Brasília.
2017 – Brasil e São Vicente e Granadinas assinam novo Acordo de Cooperação Técnica bilateral.
2012 – O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas participa da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
2011 – O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas realiza visita a São Paulo.
2010 – O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas participa da I Cúpula Brasil – CARICOM.
2009 – O Brasil abre embaixada residente em São Vicente e Granadinas.
2008 – O primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas participa da I Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (CALC).
2004 – Os interesses brasileiros passam a ser representados pela embaixada do Brasil em Barbados.
1980 – Os interesses brasileiros em São Vicente e Granadinas são representados pela embaixada do Brasil em Trinidad e Tobago.