República Togolesa

O Brasil reconheceu a independência do Togo em 1960 e estabeleceu relações diplomáticas com o país africano em 1962, com a criação de embaixada não residente sediada em Acra (Gana). Em 1978, ambos os países abriram embaixadas residentes.
A cooperação é um dos eixos do relacionamento bilateral, estando amparada pelo Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica e pelo Acordo Cultural, assinados em 1972. Destacam-se os projetos voltados à cultura do algodão e à alimentação escolar no Togo.
Em 2009, durante a 1ª Sessão da Comissão Mista Bilateral, foram assinados quatro ajustes complementares ao Acordo de Cooperação Técnica e Científica, além de outros instrumentos relevantes, como o Acordo sobre o Exercício de Atividades Remuneradas por Agentes Diplomáticos, Consulares, Militares, Administrativos e Técnicos e o Memorando de Entendimento para o Estabelecimento de um Mecanismo de Consultas Políticas.
Em 2024, o comércio entre o Brasil e Togo foi marcado, predominantemente, pelas exportações brasileiras. Os principais produtos exportados incluíram gasóleo, açúcares de cana e beterraba, além de combustíveis. Por outro lado, as importações provenientes do Togo foram, em grande parte, compostas por peças de vestuário.
Cronologia das relações bilaterais
2024 – Realização, em Salvador, da Conferência da Diáspora Africana nas Américas, organizada pela União Africana e pelo governo do Togo, em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia (agosto)
2024 – Visita do Ministro de Estado, Mauro Vieira, a Lomé (julho)
2019 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana e dos Togoleses no Exterior Robert Dussey (junho)
2015 - Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Robert Dussey (fevereiro). Reabertura da Embaixada do Togo em Brasília
2014 – Visita ao Brasil do Ministro da Agricultura Ouro Koura Agadazi
2012 – Visita ao Brasil do Ministro do Comércio Arthème Kwesi Ahoumey-Zunu (março)
2009 – Visita ao Togo do Ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, acompanhado de missão empresarial. I Reunião da Comissão Mista Brasil-Togo, em Lomé, na qual foi assinado memorando de entendimento que estabelece Mecanismo de Consultas Políticas bilateral
2005 – Reabertura da Embaixada do Brasil em Lomé
1999 – Fechamento temporário da Embaixada do Togo em Brasília
1997 – Fechamento temporário da Embaixada do Brasil em Lomé
1988 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Yaovi Adodo
1985 – Participação do Brasil na Conferência de Doadores para o Togo, em Lomé
1982 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Kuma Akakpo Ahianyo
1978 – Abertura das Embaixadas do Brasil em Lomé e do Togo em Brasília
1977 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Eden Kodjo
1972 – Viagem ao Togo do Ministro das Relações Exteriores Mário Gibson Barboza. Assinatura de Acordo Cultural e de Acordo Básico de Cooperação Técnica e Científica
1962 – Brasil e Togo estabelecem relações diplomáticas. A Embaixada brasileira em Acra (Gana) passou a ser cumulativamente responsável por representar o Brasil junto às autoridades togolesas
1960 – Reconhecimento da independência do Togo pelo Brasil, em 26 de abril